domingo, 11 de setembro de 2011

O BASQUETEBOL PORTUGUÊS REGREDIU







O Jornal "A Bola" publicou , ontem, uma interessante entrevista com o Prof. J.Araujo que merece ser lida e ser tema de reflexão e debate. Para quem não teve oportunidade de a ler , vou publicar, também aqui , as notas mais relevantes:








AVALIAÇÃO EUROPEU LITUÂNIA
"Diria que não houve surpresas. Os jogos que perdemos, foram, todos eles, com países melhor classificados no Ranking europeu. E incluo as duas derrotas com a Finlândia na fase de classificação, selecção que, como era fácil de prever, face ao que demonstrou contra nós, conseguiu, classificar-se para a fase seguinte.
Entrámos neste Europeu da Lituânia, na 27ª posição, entre 41 países e as equipas que defrontámos, respectivamente Espanha, Lituânia, Turquia, Polónia e Inglaterra, estavam todas melhor classificadas que Portugal. Entretanto, ao sermos eliminados sem uma única vitória, devemos ter piorado a nossa actual posição relativa, baixando possivelmente para perto da 30ª posição. O que, entre 41 países é, naturalmente, um lugar desconfortável e que nos deve levar a, responsavelmente, repensar o que fazer pela modalidade."

O BASQUETEBOL PORTUGUÊS REGREDIU
"Face aos resultados da Lituânia, pelo menos no que respeita ao basquetebol masculino, o basquetebol português regrediu claramente desde o Europeu de 2007.
Impõe-se agora dimensionar o que fazer para até 2013, para nos colocarmos onde devemos. A classificação natural, actual, do nosso basquetebol, deveria ser a 20ª posição, pois não existe qualquer razão objectiva que impeça ultrapassarmos adversários perfeitamente ao nosso alcance, como são a Bósnia, Arménia, Inglaterra, Finlândia, Bulgária, Eslováquia, Estónia, Roménia e Israel.
Em síntese, quer na fase de classificação, como na Lituânia, os resultados alcançados foram aqueles que a nossa posição relativa indicava como possíveis, mas comparativamente a 2007, são claros os sinais de regressão a exigirem medidas futuras conducentes à recuperação de uma classificação europeia que nos coloque no Top 20 europeu."

Sem comentários: