sexta-feira, 26 de abril de 2013

Levaram tempo...



Ao longo dos tempos tenho-me batido pela ideia que é geral nos treinadores:
" Entendo  que já devia ter sido feita reflexão profunda sobre os quadros
competitivos ..."
A FPB acaba de divulgar em comunicado oficial uma decisão aprovada em reunião da Direcção no passado dia 16 de Abril. A partir da próxima época (2013-2014), o escalão de seniores masculinos contará com apenas 3 divisões: Liga, Proliga e 1ª Divisão.
Algo do qual já se tinha falado há duas épocas atrás, foi agora oficializado - a fusão entre o CNB1 e o CNB2. A explicação é simples: nos últimos anos tem sido várias as equipas que abandonam as competições seniores masculinas pelo que foi necessário reformular a competição tendo em vista a diminuição dos custos da mesma.

É pouco mas sempre é algo de positivo.

Já recebi como é habitual alguns emails , junto um de um treinador atento à fusão dos campeonatos:

"Tem o mesmo erro da 2ª divisão feminina que ando há 3/4 anos a tentar 
que eles mudem: eles dizem que cada série terá entre 8 e 12 equipas que 
jogam a 2 voltas . Mas se houver mais de 12 equipas subdividem, o que diminui imenso o nº de jogos a realizar por cada equipa. Ex. com 12 equipas fazem 1 série e cada uma faz 22 jogos, mas com 13 já dividem e passa a haver 1 série com 6 (10 jogos), e outra de 7 (12 jogos). Como aquelas cabeças pensantes só estão preocupadas com as fases seguintes põem o 1º de cada uma dessas séries a decidir quem é o vencedor da zona e os outros entram de férias. Resultado: custos elevadíssimos para fazer 10/12 jogos numa época...Quando houver subdivisão de uma série como é a forma de disputa ? Provavelmente nem se lembraram disso..."

E já agora mais dois:

  • Joao Lampreia É pouco mesmo, sem uma reestruturação mais ampla de pouco vai servir esta fusão das 2 competições  Alias pode até ser má e leve a perda de mais alguns clubes.
  • João José Marques Pereira e os acordos federado/escolar?? continuam de costas voltadas...os calendários federados não têm em conta as datas dos Regionais e Nacionais do Desporto Escolar (cujo paradigma actual é a integração total e sem restrições doas alunos federados) ...depois é a sorte ou o azar se as competições coincidirem..


1 comentário:

Paulo Ramos disse...

"É pouco mas sempre é algo de positivo"!!!
O quê? Mas... espera lá: se bem me lembro, o prof. Mário Silva escreveu aqui, no seu blogue, em post de dia 15 de Março de 2012 que:
"- A fusão da CNB1 com a CNB2 não faz qualquer sentido."

Então em que ficamos? É positivo ou não faz sentido!!! Isto sim, é coerência de pensamento...