terça-feira, 23 de abril de 2013

Bem acompanhado


As nomeações dos treinadores

As nomeações dos treinadoresMencionar os técnicos e treinadores que ao longo destes 100 anos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade, sem um estudo aprofundado das épocas em que exerceram a sua actividade, é uma tarefa muito ingrata.
Sabemos que esta iniciativa tem riscos. Nunca considerámos que ela correspondesse a um trabalho histórico de pesquisa exaustiva, mas sempre pensámos que não reconhecer ninguém no ano em que estamos a celebrar os cem anos da modalidade ainda seria uma maior injustiça. Pode ser que esta iniciativa abra ideias e o caminho para um trabalho mais aprofundado. Com a colaboração de todos constituirá, certamente, uma forma mais segura de alimentarmos a galeria de lendas do Planeta Basket.
Para falar dos treinadores recorremos aos livros editados pela FPB de José Costa Pinheiro e Albano Fernandes. Nos primórdios do basquetebol federativo segundo Costa Pinheiro pontifica uma figura: Fernando Amaral do Carnide Clube. Fernando Amaral: “Revelou-se como técnico de inconfundível valor. A sua competência ficou amplamente demonstrada criando uma escola muito sua, que conseguiu dar ao basquetebol nacional jogadores de apreciável qualidade.” Do livro de Albano Fernandes, e nas suas palavras com o devido respeito pelos demais, entre muitos treinadores são destacados os nomes de Manuel Quaresma, Professor José de Sousa Esteves, no dizer do autor “um apóstolo do basquetebol” e de Armelindo Bentes.
Segundo o Prof Olímpio Coelho, mas cremos que decididamente consensual no universo do basquetebol, a figura mais influente, que mais marcou e promoveu mudanças de paradigma na modalidade, nas últimas cinco décadas foi o Prof. Teotónio Lima. Terminamos com as sábias palavras do Prof. Olímpio Coelho: “não basta ter ganho muitos títulos, ter sido seleccionador de uma qualquer categoria, árbitro ou jogador internacional, para ter marcado/influenciado a modalidade nos seus diferentes domínios.”
A lista dos treinadores nomeados é a seguinte:
A
Adriano Baganha
Agostinho Pinto
Alberto Babo
Alberto Martins
Alfredo Almeida
Alfredo Neves
Amoroso Lopes
António Azevedo
António Pinto
Apolíneo Teixeira
Armelino Bentes
Artur Lima

C
Carlos Alberto Gonçalves
Carlos Barroca
Carlos Bio
Carlos Eduardo Gonçalves
Carlos Gouveia
Carlos Portugal
Carlos Teigas
E
Eduardo Monteiro
Eduardo Nunes
Eduardo Quaresma
Eliseu Beja
F
Fernando Amaral
Fernando Sá
Francisco Costa
H
Hélder Silva
Henrique Vieira
Hermínio Barreto
Humberto Gomes
I
Isabel Ribeiro dos Santos
J
João Coutinho
João Freitas
Jorge Adelino
Jorge Araújo
José Ançã
José Curado
José Esteves
José Godinho
José Leite
José Macedo
José Nogueira
José Salgueiro
L
Lúcio Lemos
Luís Magalhães
Luís Pina
Luís Silveira
M
Manuel Campos
Manuel Costa
Manuel Fernandes
Mário Barros
Mário Costa
Mário Gomes
Mário Lemos
Mário Palma
Mário Rocha
Mário Silva
N
Nelson Serra
Norberto Alves
O
Olímpio Coelho
Orlando Ponte
Orlando Simões
R
Ricardo Vasconcelos
S
San Payo Araújo
T
Teotónio Lima
Teresa Barata
V
Vítor Hugo Fernandes

Sem comentários: