terça-feira, 30 de abril de 2013

Este é o Basket real...

De quando em vez lá se levanta uma voz desalinhada a falar do basquetebol real. Junto uma boa entrevista :


Carlos Barroso faz o Balanço da criação do Projecto ligado à FormaçãoCarlos Barroso faz o Balanço da criação do Projecto ligado à FormaçãoQue Balanço faz ao novo Projecto que lidera ? O balanço que fazemos até ao momento é algo positivo, visto que estamos ainda no nosso segundo ano de existência. Começamos do zero e neste momento já apresentamos várias equipas em competição: mini 8, mini 10, mini 12 todas elas mistas, sub 12 masculino, todas estas equipas entram em provas federadas no distrito de Coimbra e em representação em vários torneios pelo país fora e além fronteiras para a qual somos convidados. Temos também sub 14 masculino e feminino a participar no campeonato nacional escolar. Temos no nosso quadro já cinco treinadores, Carlos Barroso, Carlos Gonçalves, Pedro Silva, Gonçalo Madeira e Ricardo Madeira e na parte logística Claudia Tatiana, na qual a todos agradecemos o seu forte empenho e dedicação.Movimentamos neste contexto já cerca de 100 atletas o que se pode considerar muito positivo, mas não queremos parar por aqui queremos ser uma forte representação do Basquetebol quer a nível distrital como a nível nacional.

Dado o panorama actual do Basquetebol ao nível da organização das Provas que comentário faz em relação ao status quo do Minibasquete e da Formação ?


Penso que a nível do Minibasket todo o trabalho se deve aos Clubes são eles que fazem tudo para que o Minibasket ande para frente, e há Clubes a fazer excelentes trabalhos sem qualquer ajudas quer das Associações quer da Federação, e a formação é um pouco o seguimento do que se faz no minibasket, mas para alem de todo este esforço dos clubes também muito se deve aos pais dos atletas que acho que é a peça mais importante de todo este puzzle.
O que o move para continuar a trabalhar na Modalidade ?
O gostar comecei aos 9 anos e agora é difícil sair apesar do Basket ter perdido as pessoas certas ao longo destes anos, dantes as pessoas serviam o Basket, agora as pessoas servem-se do Basket para se projectarem já chegamos ao nível do futebol, por isso é que deixamos de ser a segunda modalidade para sermos se calhar a quinta ou sexta…
É urgente haver coesão entre todos os Agentes da Modalidade ?
Sim mas não é possível o Basket está cheio de lobbies, podem-se organizar debates, fóruns etc, mas nada se diz porque as pessoas nesses locais não dizem a verdade, só falam no café e nas costas uns dos outros. Os cargos são só para os amigos e para os “Yes Mans”…
Existem condições humanas e financeiras para a Modalidade evoluir em qualidade e quantidade ?
Penso ser muito difícil, por aquilo que nos toca até hoje ainda não tivemos ajuda nem da Associação nem da Federação em nenhum ponto que nós até ao momento necessitamos nem sequer uma visita a ver as condições em que trabalhamos, a única vez que recorremos à nossa Associação foi a pedir umas tabelas de mini (emprestadas), e foi nos respondido logo que não tinham, a partir desse momento desistimos. Estamos a falar de um clube que apenas tem um ano e poucos meses de existência, por isso penso que estes projectos estão mortos à nascença visto as ajudas serem poucas ou nenhumas. Apenas temos a agradecer ás empresas que até hoje nos ajudaram e aos pais dos nossos atletas.
Que Futuro para a Modalidade ?
Tem que haver coragem para mudar o poder nos locais de decisão já estão viciados (associações, federação), a quantos anos estes Srs. estão nesses locais e o que fizeram até hoje, se não houver coragem de mudar o futuro é aquele que estamos a começar a viver, clubes a desistirem por todo o país, as regras não são iguais para todos para uns é de uma forma para outras é de outra.

Sem comentários: