quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tapar de um lado ...destapar de outro.

A NBA está ao rubro com o Play Off.
O site www.nbaplayboo.com faz análises aprofundadas aos jogos.
Com os Lakers em dificuldades , passo a traduzir um dos  posts, relativo à defesa dos Campeões.
No último jogo o pequeno  base dos  Dallas , Barea ,  tinha marcado apenas  quatro pontos, mas no quarto período apontou oito  e criou alguma  confusão na defesa dos Lakers .
A maneira como os Maverick conseguiram isolar  Barea na área pintada foi simples: usaram o tradicional "Pick and Pop" com  Dirk Nowitzki a bloquear para o base.
 
Estranhamente os Lakers estavam tão preocupados com o alemão que se esqueceram do pequeno base . Logo que Barea tinha  a bola Dirk Nowitzki  bloqueava  no topo da área restritiva . Na resposta defensiva Lamar Odom optou por não largar DirkNowitzki enquanto  Derek Fisher  tentava  passar por cima do bloqueio. Só que Odom  não facilitou a tarefa ao companheiro ,deu  o tempo de ajuda mas não recuperou  , o que  só atrapalhou . Funcionou mesmo  como um segundo bloqueio dificultando  a tarefa de Fisher que  deu  muito espaço a Barea para penetrar  e marcar.
Fisher e Odom ficaram ambos com Nowitzki  e três dos restantes defensores Laker tentaram  parar quatro atacantes dos Dallas Mavericks. Ninguém saiu ao caminho de Barea que marcou  fácil.


Neste segundo vídeo ainda foi pior : Lamar Odom, continuou  preocupado e não largou  Nowitzki.  O base Steve Blake forçou  a passagem tentando passar pelo meio de  Nowitzki e Odom o que  obrigou   a que Andrew Bynum entrasse  na rotação  facilitado  a  assistência para Brendan Haywood, que terminou  facilmente com o dunk.

Os  Lakers estavam pois  mais preocupados com o homem que desfazia  o bloqueio (Roll/Pop)  do que com o homem com bola .

A solução encontrada não parece ser da autoria do treinador, mas sim uma opção errada de Odom . Na conferência de imprensa, Phil Jackson disse mesmo que os Lakers cometeram demasiados  erros na defesa do "Pick and Roll"  e que deveriam também  usar as soluções standard  no "Pick and Pop" .
Provavelmente se defendessem com as regras normais o base não ficaria tantas vezes sem marcação e o alemão teria mais oportunidades de lançar…

Sem comentários: