sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Naturalizar a granel não é solução.


Nos últimos dias,  contrariando o que vem sendo infelizmente habitual ,e  motivado pelo sorteio da FIBA , algumas noticias relativas à modalidade têm vindo a terreno.
Na minha qualidade de treinador e representante dos mesmos como Delegado da FPB tenho legitimidade para também escrever umas linhas sobre a matéria em discussão.

O tema naturalizados é  pertinente, já que  maioria dos países recorre também aos mesmos e nós não podemos ser excepção.
Só que não adianta naturalizar a granel já que como sabemos há limites na sua utilização. Não podemos , obviamente, cair no erro grosseio em que recentemente a Holanda  esteve envolvida por não cumprir com artigo 88.3 que indica claramente “que as seleções apenas podem jogar com um atleta naturalizado”.
Na nossa lista já estão prontos a ser utilizados o “Betinho”, o Arnette e o Gentry.
O nome do jovem Marko Lancovic  tem sido nos últimos dias abordado também. É contudo necessário  usar de  um critério coerente que leve em conta a nossa realidade.  Qualquer um , mesmo sem ser um “expert” da modalidade , sabe que ,entre outras coisas, o que nos faz mesmo muita  falta são jogadores interiores robustos e competentes.

Mas muito mais importante que a questão de saber quem é o naturalizado é mesmo a renovação da selecção. Face aos  resultados medíocres que obtivemos no último Europeu ( ficámos afastados Europeu 2013) podemos dizer agora que perdemos tempo como alguém disse no tempo e lugar  certo.

A tarefa na próxima competição não se afigura fácil, mesmo tendo em conta que Hungria, Republica Checa e Geórgia não sejam também selecções com grandes credenciais.
Obviamente que mesmo atrasados no tempo a solução só pode ser mesmo renovar.
Um olhar atento aos últimos dados estatísticos da competição principal da FPB :
“MVP”

Permite retirar conclusões simples:
  •          Os estrangeiros, mesmo com número limitado e de qualidade inferior , dominam a Liga.
  •          Os veteranos Marçal, Minhava, Paulo Cunha e Miranda são ainda os jogadores nacionais com melhor rendimento.
  •          O João Gomes na qualidade de naturalizado suplanta claramente Genty.
  •          No Top 25 apenas aparecem os jovens Pedro Pinto, José Silva e Fábio Lima , potenciais candidatos à selecção.


Se levarmos ainda em linha de conta a participação no último Europeu da Selecção Nacional de Sub 20  (25º lugar):

Concluimos das dificuldades que vamos encontrar nesta fase de qualificação do Eurobasket’2015.

À selecção Nacional , como a todas as equipas de competição, o que é justo pedir é que mesmo em período de renovação tardio  seja competitiva e que lute pelo apuramento.


Sem comentários: