segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Jogar de iPad na mão

Não acompanho com regularidade a NBA mas já sabia da utilização dos IPads na Liga.
O Márcio Martins no seu blogue (http://www.setevintecinco.blogspot.pt ) publicou um artigo que transcrevo:
"Há muito que as equipas da NBA (como tantas equipas e atletas profissionais dos mais variados desportos) recorrem às mais variadas e avançadas tecnologias para melhorar o rendimento dos seus jogadores. Seja nos métodos de treino, na preparação física, na análise estatística, no scouting ou na recuperação de lesões, as equipas e os jogadores armam-se de tudo o que os possa fazer melhores e lhes possa dar vantagem sobre os restantes.
E as sessões de filme são um dos recursos há mais tempo usado por todas as equipas. Nos treinos, antes ou depois dos jogos, para ver o que fizeram bem, o que fizeram mal e o que têm de corrigir, o vídeo é uma parte integral do treino e uma ferramenta que faz parte do dia-a-dia de qualquer equipa e jogador.
Mas agora os Blazers levam-na um passo mais à frente. Se já viram algum jogo da equipa esta época, já devem ter reparado (e se não viram, reparem quando virem): nas paragens de jogo, entre os períodos,  jogadores dos Blazers de iPad na mão a ver imagens desse mesmo jogo.
LaMarcus Aldridge, por exemplo, diz que no fim do 1º período gosta de ver imagens dos minutos iniciais. Diz que costuma ver os seus primeiros lançamentos (e as situações em que e como aconteceram) e de ver como a outra equipa o está a defender e, se estiverem a fazer 2x1, de onde estão a vir as ajudas e quem fica sozinho.
É obvio que o vídeo é muito útil e uma óptima ferramenta de aprendizagem. Para muitos jogadores (e para muitas pessoas), é mais fácil aprender de forma visual do que com conceitos abstractos e é mais fácil explicar situações de jogo e jogadas através de imagens do que através de palavras ou desenhos. Mostrar é, normalmente, melhor do que dizer. 
E as sessões de vídeo são uma das maiores fontes de aprendizagem dos jogadores. Por isso, ter a oportunidade de o fazer durante o jogo e fazer ajustes em função do que se vê só pode ser bom.  Como diz LaMarcus Aldridge, "vídeo é sempre útil, por isso, claro que ver vídeo do jogo que estás a jogar é muito útil e permite corrigir coisas instantaneamente."
Com os avanços tecnológicos e a acessibilidade e portabilidade que os tablets permitem, era uma questão de tempo até alguém encontrar uma forma de usar essa tecnologia. Os Blazers adiantaram-se à concorrência. E com o sucesso que estão a ter esta temporada, a moda é capaz de pegar.



Sem comentários: