domingo, 11 de agosto de 2013

O Futuro aqui tão perto…


A selecção Sub 16 Nacional Feminina  esteve brilhante a todos os níveis  e a  subida à Divisão A é um prémio mais que justo para a melhor geração de sempre  no escalão , justificando  claramente a aposta da FPB em organizar a prova em Portugal.

Se é justo destacar o colectivo, onde se incluem além da Maria  outras atletas filiados na ABL ( C.Bernardeco,C.Gonçalves,C.Guimarães e C.Neto) , não posso deixar de realçar por um lado o bom trabalho desenvolvido pelos Clubes da Capital ( ainda podemos acrescentar a benfiquista Jovan Nogic que jogou pela Servia ), mas também a prestação competitiva da Maria Kostukova e do que sobre ela tinha dito anteriormente:
Nos dia 15 de Dezembro de 2010 e 13 Maio de 2011    escrevi no meu blogue :
”Que a Maria Kostukova tem talento já todos o sabem . Se é por razões genéticas ou ambientais ou da interacção das duas , que a levam a mostrar habilidades pouco comuns a jovens da sua idade e estatura ,para o caso pouco importa . O que me parece fundamental é rentabilizar as  suas características antropométricas , as habilidades motoras e  a sua personalidade competitiva , em beneficio dela própria e do basquetebol nacional.
Na minha opinião não é necessário realizar qualquer tipo de testes para ver que estamos em presença de um atleta única . Acompanho com atenção e cuidado o seu desenvolvimento e o que já conseguiu fazer esta época só pode surpreender quem anda muito distraído.
Contudo ter talento não chega.
Dizem os entendidos que  leva tempo a “construir” um jogador (10 anos !) . A qualidade do treino , a competição a que está sujeito e o seu compromisso (esforço e dedicação ) com o jogo , condicionam as hipóteses de chegar à elite.
Já o disse várias vezes e volto de novo ao tema. Com passaporte nacional , faz todo o sentido incluir já a Maria Kosturkova na selecção Nacional de Sub 16. Provavelmente nunca mais vamos ter uma jovem com estas capacidades na nossa modalidade e não podemos deixar cair esta oportunidade até porque felizmente temos mais jovens com qualidade .


À sua volta podemos  pois construir um futuro melhor para o basquetebol feminino,

Os nºs do Europeu falam por si:


Sem comentários: