sábado, 10 de agosto de 2013

Mais uma originalidade...emendada a tempo...

Taça de Portugal mantêm-se inalterado…FPB anula decisão para as equipas das ilhas

f36b09f22cbe8153390b9c9355679f59
A recente polémica que envolvia a FPB e os clubes das Ilhas da Madeira e dos Açores que participam na Liga, Proliga e Liga Feminina, relativamente à não obrigatoriedade e forma de disputa dos jogos da Taça de Portugal, teve hoje um novo capítulo.
Depois de ter dado a conhecer que os clubes das ilhas não eram obrigados a participar na Taça de Portugal e no caso de quererem disputar as eliminatórias teriam de jogar no continente, a Direcção da FPB emitiu hoje comunicado a revogar o conteúdo do email de 01/08/2013, enviado aos clubes e respectivas associações, tendo em conta “as diversas opiniões e argumentos manifestados quer por agentes desportivos, quer por entidades oficiais, e após acautelar o interesse e o equilíbrio financeiro da FPB”.
Assim, manter-se-ão “as condições de participação e de disputa das Taças de Portugal nos moldes em que foram disputadas na época de 2012-13.”, mantendo-se o regime de obrigatoriedade a partir das 2ª fase da prova assim como o regime das comparticipações nas deslocações aéreas, pode ler-se no comunicado publicado no sitio da FPB.
Além de revogação relativamente à Taça de Portugal, a Direcção da FPB decidiu também anular a mesma decisão que tinha tomado no que diz respeito às provas do Torneio António Pratas (Liga e Proliga) e Torneio Vitor Hugo (Liga Feminina), mantendo estas provas o carácter de obrigatoriedade relativamente às equipas que disputarão os campeonatos
Taça de Portugal joga-se no... continente
 CLUBES E REGIÃO REVOLTADOS COM MEDIDA DISCRIMINATÓRIA


CLUBES E REGIÃO REVOLTADOS COM MEDIDA DISCRIMINATÓRIA
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) mudou as regras de participação na Taça de Portugal para as equipas da Madeira e Açores – na próxima época, a sua presença deixa de ser obrigatória e, caso se inscrevam na prova, terão de efetuar todos os jogos no Continente, independentemente do que determinar o sorteio.


A decisão já foi comunicada aos clubes e deixou incrédulos não só os seus dirigentes como os responsáveis dos governos regionais, que consideram a medida discriminatória. Alberto João Jardim já terá solicitado um documento que sustente a inconstitucionalidade do regulamento e terá enviado uma exposição do caso ao Presidente da República, Cavaco Silva, e ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Procedimento que o diretor regional da Juventude e Desporto da Madeira subscreve. “Vamos tomar uma posição que seguirá os trâmites legais. É uma situação que transforma a Taça de Portugal em qualquer coisa que prefiro nem dizer o nome”, atirou João Santos.

Sem comentários: