segunda-feira, 23 de julho de 2012

Já estamos no abismo...

As últimas noticias confirma que caímos mesmo no abismo.
Assim o Basq. Barcelos pondera seguir os passos do FC Porto e extinguir as suas equipas séniores na próxima época, por dificuldades financeiras . Ao que julgo saber mais clubes se preparam para fazer o mesmo. Os custos com as competições são incomportáveis : mensalidades com arbitragens, taxa inscrição nas provas, inscrições atletas , vencimentos , transportes etc etc ,  sem nada receberem em troca , fazem com que na situação presente a LPB seja inviável. E agora ? Na minha modesta opinião os Clubes têm  uma palavra determinante na resolução da crise, até porque sem eles não temos competições.
Acabar com a LPB ? Juntar a Proliga e jogar por zonas ? Solução a encontrar nos próximos dias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente, também tenho que apoiar esta tese.
Não sou especialista em basket, apesar de ser um adepto e de gostar de ver (bom) basket, independentemente das equipas, ligas ou países.
Portugal tem-se afastado do seu basket, o que é alarmante, pois quando o próprio país não quer saber de uma das suas modalidades mais queridas, é preocupante. Mas isto, na minha opinião, tem apenas um culpado: FPB, na pessoa do seu presidente.
Ano após ano, a liga vem perdendo importância, competitividade, interesse, porque os portugueses preferem ver a NBA aos jogos da LPB.
Mas vamos por partes:
.porque a FPB fez tudo para extinguir a LCB (liga profisonal, independente, autónoma) para uma LPB (liga semi-profissional, menos competitiva, dependente da FPB e dos seus parceiros)?
.na transição LPC/LPB, muitos clubes históricos foram-se abaixo e tiveram mesmo que abandonar alguns, casos do Queluz, Oliveirense, entre outros, que faziam uma liga mais competitiva;
.porque razão a LPB não tem os seus jogos em sinal aberto, apenas os privilegiados que têm a Sporttv têm o direito de ver o basket nacional?
Quando houver uma revolução na FPB, feita por pessoas que sabem, entendem e gostam de basket, aí sim, penso que o basket português irá melhorar bastante, profissionalizar-se, tornar-se mais competitivo, visto por todos os que o queiram ver em sinal aberto, competir com as ligas e os países do meio da tabela europeia (e não do fundo, que é onde está a nossa liga e a nossa selecção actualmente).
Penso que isso irá acontecer, mais tarde ou mais cedo, pois há muita gente do basket que faria melhor figura na FPB do que as que lá estão actualmente, e que não a destruiriam aos poucos.