sábado, 30 de abril de 2011

Faleceu o Quen Gui

Acabo de ser informado de uma noticía triste  : faleceu o Quen Gui (10º da fila baixo).
Um exemplo de praticante da nossa modalidade e uma antiga glória da Académica de Coimbra. 
Quen Gui é descendente dos primeiros contingentes de trabalhadores originários do sul da China que se instalaram em Moçambique , principalmente, na cidade da Beira , na segunda metade do século XIX.

Entre o final de 1950 e início de 1960, alguns jogadores e jogadoras do Atlético Chinês começam a ter um destaque nacional. Houve, inclusive, alguns poucos casos que, a convite de dirigentes de clubes portugueses, continuaram suas carreiras no basquetebol profissional na Metrópole. Tal foi o caso de Quen Gui que, em 1964, é contratado para jogar na Acadêmica, em Coimbra. Tempos depois, em plena “guerra colonial”, Quen Gui é mobilizado para defender a bandeira portuguesa. Assim, permaneceu entre 1972 e 1974 atuando como furriel do exército na província de Tete, uma das regiões de Moçambique onde a guerra contra a FRELIMO se desenvolvia com mais intensidade. Quen Gui participou em numerosos campeonatos nacionais em Portugal e, ainda hoje, é lembrado como uma das grandes figuras históricas do Clube.(O DESPORTO NOS PAÍSES AFRICANOS: ENTRE AS PRÁTICAS COLONIAIS E OS PROJECTOS DE MODERNIDADE. Lorenzo Macagno

Paz à tua alma.

7 comentários:

Ana Rita disse...

Um grande homem, que alem disso tudo, ainda leccionou a disciplina de matemática, no colégio imaculada conceição, mais conhecido como CAIC. Alunos e ex-alunos agradecem por tudo o que fez por eles. Descanse em paz..

Anónimo disse...

Você fez algumas observações bom lá. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto e encontrada principalmente as pessoas com o consentimento do seu blog.

Maria disse...

Um Bom Homem. Coimbra ficou mais triste. Ele era uma luz, um bom conversador, um distinto professor e um grande cidadão atento aos problemas da sociedade actual. Deixei de ter um grande amigo com quem conversava de tudo. Obrigada por teres sido meu amigo

PS Agora que faço eu sem os teus mails?
Gracinda Fileno

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Maria Clara disse...
Grande desportista, óptimo profissional,AMIGO, EXCELENTE ser humano!...
Quanta honra ter-te conhecido, Gui!
Quanto me ensinaste (ou tentaste): paciência,disponibilidade (para me ouvires), simplicidade, humildade -- quão raras nos tempos que correm!!!
Gui, OBRIGADA por teres sido o meu ídolo - em criança, quando me treinaste nos torneios de mini-basquete (1973?) e sempre que te via jogar, onde tu eras rei e senhor dum pavilhão ensurdecedor, onde tu , com o teu jeito único, lideravas, com os teus passes, o teu silêncio...)
Tive a sorte de, mais tarde, o ídolo se ter tornado o meu GRANDE AMIGO!
Continuarás a sê-lo, no meu coração!
havemos de nos reencontrar... talvez num jogo, não sei onde, nem quando, nem como, mas não te irei perder!
Gui, OBRIGADA!
P.S. Entre tantos, quis que soubesses quem sou eu:
a tua amiga "Clarita" (Clara Oliveira)

2 de Maio de 2011 18:27

susana disse...

Um bom homem, um amigo fantástico!
Também o que eu farei sem os teus e-mails, e sem as tuas doces palavras de amizade???

Descansa em paz
Bj
Susana

Susana disse...

Um bom homem, um amigo fantástico!
Também o que eu farei sem os teus e-mails, e sem as tuas doces palavras de amizade???

Descansa em paz
Bj
Susana