terça-feira, 16 de junho de 2009

Correr como filosofia...

Alguns detalhes do jogo da selecção Espanhola Feminina a participar no Eurobasket de Letonia(Rafa Santos).


O jogo da equipa espanhola está baseado em dois conceitos :

- Uma boa defesa individual, com muitas ajudas e muito bem estruturada.

- Um importante jogo de contra ataque e transição a partir do qual a equipa obtêm elevado número de cestos fáceis

Para a equipa de Espanha jogar rápido não é uma arma mas sim uma filosofia de jogo, A primeira opção é sempre sair rápido para ganhar vantagens ao chegar á linha de 3 pontos oposta. Uma vez chegada a essa posição decidem de devem ou não atacar o cesto procurando correr riscos . A ideia base passa não só por marcar cestos fáceis mas também por manter um ritmo de jogo rápido e agressivo.

Dentro deste esquema de jogo rápido Espanha tira vantagens em várias situações :

- Ana Montañana jogando a 4 sai com una velocidade incrível para o contra ataque .
- Todas as jogadoras exteriores têm bom manejo de bola e podem sair em drible para o contra ataque, inclusive Ana Montañana.

- As jogadoras exteriores são importantes no ressalto defensivo contribuindo positivamente para a defesa e ajudando as jogadoras interiores o que dá segurança ás jogadoras que não estão implicadas no ressalto para poderem correr rapidamente para o meio campo oposto .

Esta ideia de jogo rápido, de assumir riscos , de ser agressivo no ataque deveria provocar um elevado número de perdas de bola o que não acontece com as espanholas que interpretam bem este modelo de jogo , como se pode ver no filme .


Sem comentários: