segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ministério anuncia reforço de verbas para Desporto Escolar



O secretário de Estado da Educação disse hoje à agência Lusa que vão ser reforçadas no próximo ano lectivo as verbas destinadas ao Desporto Escolar, um projecto que envolve cerca de 45 mil alunos.

"Vamos reforçar os meios financeiros dedicados ao Desporto Escolar, que é um instrumento muito importante de combate ao insucesso e abandono", anunciou Valter Lemos, ressalvando, contudo, não ser possível quantificar o aumento de verbas por não estar ainda concluído o orçamento do Ministério da Educação (ME) para 2007.

De acordo com o secretário de Estado, a tutela redefiniu as orientações para o Desporto Escolar, de forma a integrá-lo no projecto educativo desenvolvido pelo conselho executivo de cada estabelecimento de ensino.

"Até agora, o Desporto Escolar não estava integrado. Era desenvolvido de uma forma um pouco paralela às actividades da escola e ficava a cargo de um ou dois professores, que organizavam o projecto segundo orientações traçadas por um estrutura central do ME, o que não fazia sentido", explicou.

Segundo as novas orientações, que serão enviadas às escolas já na próxima semana, os estabelecimentos de ensino terão mais autonomia para elaborar os projectos, apresentando candidaturas para obtenção das verbas.

Os projectos deverão responder a três objectivos estabelecidos pela tutela, que passam nomeadamente pelo combate ao insucesso e abandono escolar, pelo aumento do número de praticantes, sobretudo de raparigas, e ainda pelo reforço da integração dos alunos com deficiências.

"Em alguns estabelecimentos de ensino, o Desporto Escolar é um projecto central, uma vez que é aquilo que mobiliza os alunos para irem à escola. Por isso, não pode ser uma actividade marginal ao projecto educativo", salientou.

Aprovado em 1996 pelo Governo de António Guterres, o Desporto Escolar é actualmente desenvolvido em mais de mil escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias de todo o país, através da realização de competições de diversas modalidades, quer a nível nacional, quer internacional.

Sem comentários: