quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Recordar Jim Valvano


Recordar o coach James Valvano (Jimmy V) que ganhou o Campeonato da NCAA em 1983 comandando North Carolina State University, faz parte da tradição do basquetebol norte americano . Na memória de muitos de nós, os mais antigos , está ainda a imagem de um treinador campeão a correr de mãos no ar à procura de um abraço…
A carreira de Valvano teve altos baixos. Em 1990, foi acusado de violar as regras da NCAA no famoso livro : Personal Fouls de Peter Golenbock, que já tive oportunidade de ler. Os jogadores vendiam botas e bilhetes para os jogos e ficavam com o dinheiro. NC State ficou assim impedida de jogar por duas épocas e Valvano foi demitido. Mais tarde ficou ainda provado que quatro dos seus atletas receberam dinheiro para perder jogos(Charles Shackleford arrecadou $65,000 dólares). Mais preocupado em ganhar titulos do que com os estudos dos jovens de NC State, Valvano teve ao longo da sua carreira apenas três atletas que completaram os cursos.
Claro que Jimmy V não concordava com estas acusações e publicou a sua versão na autobiografia: They Gave Me a Lifetime Contract, and Then They Declared Me Dead.
Após abandonar a carreira de treinador, comentou jogos para a ESPN e ABC. Em 1992 ganhou o prémio Cable ACE Award, para o melhor comentador de basquetebol.
Algum tempo antes de morrer criou a "V Foundation", uma organização dedicada à cura do cancro.
Ficou famoso o seu discurso :"Não desistas. Nunca desistas".
" O Cancro pode tirar todas as minhas capacidades físicas. Mas não pode tocar na minha mente, no meu coração, nem na minha alma. Para mim, há três coisas que todos nós devemos fazer todos os dias :Rir ( você deve rir todos os dia) pensar( Você deve gastar algum tempo a pensar )e finalmente ter emoções . Se você rir, pensar e chorar , o dia fica completo e ainda tem mais sete dias na semana onde pode fazer algo de especial ".
Dois meses mais tarde, Valvano morreu com apenas 47 anos , após uma longa batalha contra a doença .

O “V Foundation” é uma organização dedicada à caridade e a salvar vidas, ajudando a encontrar a cura para o cancro. Todos os anos quatro das melhores equipas universitárias disputam o Torneio "Jimmy V Basketball Classic” para angariar fundos.







Sem comentários: