domingo, 31 de março de 2024

Campos

Conheço bem a realidade do ensino/treino nos escalões de formação na Catalunha, e tenho no meu poder, muito material teórico e prático, que me vai permitir, concretizar, depois de Paços de Brandão, campos semelhantes ao de Solsona / Barcelona (Elite Jove) para os nossos atletas.



Para treinarem o lançamento os catalães seguem o clássico método de Randy Knowles que divide em cinco partes a mecânica, que podem ser treinados separadamente para serem entendidas em cada uma das partes:

1.     Pega da bola.

2.     Posição dos pés

3.     Posição e movimento do corpo.

4.     A subida da bola.

5.     Extensão final.

https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2019/10/catalunha-na-vanguarda-por-mario-silva.html

sábado, 30 de março de 2024

Formar jogadores inteligentes

No passado recente lecionei na boa companhia do Prof. Teotónio Lima, Prof. Jorge Araújo, Eng. Adriano Baganha, Prof. Olímpio Coelho, todos ele referencias do melhor que se fazia no basquetebol português, e muitos outros os cursos de nível 2 e 3.

No presente apenas me pedem para lecionar no nível 1, mas não é por isso que deixo de fazer o que sempre fiz: ensinar.
Estou, pois, em boa posição para afirmar que foi importante o reformular dos conteúdos dos cursos de treinadores, do mesmo modo que é determinante acertar com os preletores, coordenadores e tutores, dando lugar a quem acredita na ENB, tem mais trabalho, e capacidades para a função.
Não podemos querer ter jogadores inteligentes se continuarmos a ensinar à “moda do século passado”. Também aqui temos de acertar rapidamente o passo.

Aprender na Catalunha.



O meu objetivo de ficar a conhecer a realidade da formação na Catalunha foi claramente concretizado. Tenho agora, no meu poder, muito material teórico e prático, que me vai permitir continuar a ensinar e, quem sabe, um dia destes, concretizar um Campo semelhante ao de Solsona, para os nossos atletas.

Como sempre disse e escrevi, temos condições e obrigação de sonhar com um basquetebol de melhor qualidade. Não somos muitos, mas não somos diferentes. A ambição leva á superação, como demonstram alguns resultados no presente e não adianta participar por participar. A receita dos Catalães é simplesambição, gente competente e muita vontade de trabalhar.


sexta-feira, 29 de março de 2024

Terminologia Euroliga .

"En la NBA el uso del lenguaje es clave para definir con precisión los conceptos o los movimientos que se ejecutan. Excelente video para aprender algunos de estas vocablos".

📽️ Offensive Terminology from Euroleague

quinta-feira, 28 de março de 2024

Tom Hovasse


Tom Hovasse: "My first objective is to start creating relationships with the players. The only way you can do that is get then on the court, start working with them, start building trust and start building clear objectives for the team."

 https://twitter.com/luisclausinmb/status/1773233761200525627



1x1 no MB

Considero que o um contra um deve ser a base do jogo de ataque no Minibasquete.  

Em vez do habitual passe e corte, o estilo de jogo deveria ser dividir com o drible para atacar o cesto e passar depois se não tem êxito na penetração. 

Para jogar a partir do 1x1, do jogador com bola, os treinadores devem ensinar também o “spacing” adequado dos restantes jogadores implicados no ataque, para facilitar essa ação. 

Conquistada a vantagem, o jogador procura o seguinte, ataca e não para. 

Como o contacto está sempre presente, tanto no ataque como na defesa, os jogadores devem treinar as finalizações, contacto permanente senão é melhor treinarmos voleibol. 

https://www.twitch.tv/videos/2102786279

https://ideiasparaobasquetebol.blogspot.com/2023/12/ensinar-o-basquetebol-no-caos-por-mario.html


quarta-feira, 6 de março de 2024