segunda-feira, 9 de junho de 2014

A defesa Azul do "Pick and Roll "

                            
O uso do  bloqueio directo faz parte de todos os ataques do basquetebol e cria múltiplas opções  :  lançamento exterior ,penetração para a área pintada, passe para o desfazer do bloqueio ("Pick and Roll" ) , abrir para fora do bloqueador ("Pick and Pop Out"), passe para o perímetro , descobrir alguém liberto no lado da ajuda .
 A Defesa tem assim pela frente um combate muito complicado  . Cada  equipa tem o seu arsenal defensivo preparado para esta guerra e as opções a tomar têm  naturalmente a ver com os jogadores envolvidos e com a estratégia a adoptar.
A defesa do "Pick and  Roll " lateral tem também  múltiplas soluções , para as distinguir algumas  equipas , nomeadamente na NBA , usam um código de cores. Assim , quem já teve a oportunidade de estar perto do campo de jogo , e esteve  atento ao mesmo ,  ouviu frequentemente o defesa do bloqueador gritar "Blue"..."Blue " !
Com a defesa "Blue" os objectivos das equipas são claros:  impedir que o atacante com bola vá para o meio , afastando-o do bloqueio, impede-o de progredir   para a  área pintada e desviando-o para a linha final e  na direcção dos pontos fortes da defesa (o marcador do  bloqueador, as linhas e a tabela).

Treinadores a gritarem...
Se recuarmos  no tempo entenderemos melhor esta opção.
Quem  estuda a modalidade recorda ,certamente ,um  debate ,que durou décadas , sobre a forma de defender o extremo com bola na lateral  : desvio para o meio  ( "funnel" )  ? Ou desvio para a linha ( "fan")?
No início do jogo , os treinadores acreditavam  que a defesa devia impedir o driblador de se dirigir em direcção à linha de final. Esta  abordagem que ficou conhecida  como "Funnel" convidava o portador  da  bola para o meio já que aí  tinha ajuda de ambos os lados  ao mesmo tempo que mantinha   sempre a bola na frente da defesa .
Ainda me lembro ,dos meus tempos de jogador ,quando os treinadores me  gritavam : " fecha  a linha " , " leva-o para o meio".

O gigante Mark Eaton e a defesa “Funnel”. 

















No passado os Utah Jazz  usaram a defesa “Funnel” tendo por base  uma  ideia muito simples  : “ se o Mark Eaton (2,24m) é o nosso ponto mais forte na defesa então vamos  pressionar o mais possível no perímetro o portador da bola e levá-lo-o na direcção do nosso gigante”.."
Mark Eaton foi um jogador medíocre em  UCLA onde quase nunca jogava. Tinha  mobilidade reduzida e quase não conseguia marcar um  “lay up” .  No  entanto, Eaton tornou-se uma força defensiva e teve papel determinante no sucesso da estratégia   dos Utah, curiosamente a única equipa que  viu nele potencial para jogar a esse nível (escolheram-no na 4ª ronda do Draft da com o número 72).














Em 1982 o polémico coach Frank Layden explicou a sua escolha recorrendo a uma frase  do mítico  Red Auerbach  "You can't teach height".
E não se enganou logo na   “rookie season” ele teve grande impacto defensivo conseguindo 275 desarmes de lançamento ( 3.40 desarmes por jogo ). Em 1982 os Jazz chegam pela primeira vez aos “Play off” .  Na época 1984-85 consegue 456 desarmes e é nomeado para a “ NBA All-Defensive First Team” ao mesmo tempo que é considerado o melhor defesa da NBA . Conseguiu graças aos desarmes defensivos ( só Kareem Abdul-Jabbar fez melhor ) e  ressaltos , construir uma carreira profissional sólida já que ofensivamente se limitava a marcar alguns “Dunks.

Dupla infernal

Os tempos mudaram e com as constantes alterações às regras no basquetebol  é certo e sabido que se  deixar-mos penetrar em drible para o meio ficamos em clara desvantagem,  já que o base pode lançar , fintar , passar para o poste ou para os  3 pontos. Na minha opinião, muitas coisas más  acontecem à defesa quando deixamos no bloqueio directo lateral que  o  ataque entre   para a área pintada .
Tomemos como exemplo o que faziam ás defesa Stockton e Malone.






"Fan" defense:
Entre 1970 e 1980, uma outra teoria ,que contrariava  a abordagem" Funnel " começou também a receber aceitação : "Fan defense” é uma abordagem defensiva que forçava  o driblador para a linha ,retirando  assim ao ataque metade do campo  e reduzindo as opções do plano ofensivo.

Com o advento do sistema de "Fan", passava agora a ser possível :
1- Limitar as  penetrações dos bases em drible para a zona pintada
2-Aliviar  a tarefa defensiva dos defesas interiores , agora mais focados na tentativa de desencorajar o drible da penetração.
3-Limitar a principal causa de problemas com faltas para os defensores interiores.
Os  treinadores passaram a pedir  , e quase  a implora , para que a equipa  protegesse o  meio ; "Não deixes ir para o meio ", "Desvia a bola para fora”.
Os treinadores querem que as suas equipas desviem o atacante com bola  para a linha , porque  acreditam que a linha  é um excelente defensor: não se move e está sempre no caminho do   driblador A tabela também pode dar uma  ajuda quando o  driblador vai por trás dela.
Assim a defesa “Fan” conta não só   com o defensor do portador  bola, mas também com  os defesas da ajuda, a linha final e a tabela , o que pode constituir  uma armadilha para o ataque .

Defendemos  fan ou funnel ?
Então qual   é o melhor método para estruturar a defesa “homem a homem”? “Fan”   ou “Funnel” ? Como decidir qual das abordagem será mais bem sucedida para a minha equipa ?
 A decisão a tomar depende realmente de dois factores igualmente  importantes — os jogadores  e os objectivos da equipa.
Se tens  na  equipa um "Mark Eaton " capaz de intimidar , de desarmar   e alterar os lançamentos  sem fazer faltas, antes de mais nada, considera-te um afortunado. A opção pelo “Funnel parece ser a mais adequada , mas com jogadores deste tipo a “Fan” também funciona.
Na actualidade a maioria das equipas opta pelo “ Fan” já que os triplos constituem uma grande ameaça

A defesa do bloqueio lateral directo (Blue/Downing/Ice/Blue...)












 Regressando  à defesa do “PR” lateral e à opção  “BLUE” que contempla    o conceito “Fan”  ( desviar o atacante para a linha ) o que permite também   afastar o atacante com bola do objectivo principal  que é o de usar o bloqueio directo . 













Conseguimos assim levar o portador da bola  para uma zona onde a defesa é mais forte já que  conta com o defesa do bloqueador , as linhas, a tabela e com a rotação dos defesa do lado da ajuda.
O defesa do bloqueador avisa o bloqueio e alerta para a opção a tomar (“Blue”) , para isso recua e defende na zona (defende na linha bola cesto ) de forma a impedir a penetração em linha recta para o cesto do jogador com bola . Desencoraja o “Roll “ para o cesto do bloqueador e está preparado para recuperar o seu adversário directo.
Assim logo que o defesa do portador da bola gritar  "Blue" todos os jogadores  reagem em conformidade .
Como  não há linha de passe fácil no desfazer para o cesto (Roll ) do bloqueador , resta ao ataque a solução “Pop out” , no exterior, para lançamento triplo ou um duplo longo. Para a maioria das equipes, estes lançamentos são muito complicados  .
Papel importante desempenham os defesa do lado da ajuda , com o denominado defesa "Nail"(2) colocado na zona central do topo da linha de lance livre a ter a posição  a chave. 
O defesa "Nail" tem um  importante na defesa do  denominado "pick and rolls and post-ups" e o seu trabalho vai ser limitar os ângulos de penetração e recuperar posteriormente o seu adversário directo.
Este defesa está muitas vezes numa situação precária já que o seu adversário directo está numa linha de primeiro passe , assim se ajuda muito vai permitir um lançamento fácil de três pontos, corre também o risco de ser batido por um bloqueio cego quando o ataque muda o lado da bola.
Está posição exige do defesa obrigado defesa a ser muita concentrado,ser activo e disciplinado .
Bem executada Limita ou elimina as rotações defensivas. 
Os restantes defensores colocados no   lado da ajuda são também muito  importantes. Na NBA são chamados de "Two Nine"e aí a sua tarefa é um pouco mais complicada por causa da Regra dos 3s defensivos.
Sem limite de tempo para estacionarem na área pintada nas nossas competições sabemos  bem que as ajudas muito profundas levam à perda dos  adversários directos e a possibilidade de sofrermos triplos
Controlar a área pintada e os cortes atacantes são os  objectivos  claros, para isso jogamos    3 defesas contra 2 atacantes do lado da bola, e 2 defesas na zona marcando 3 no lado oposto.
Todos os cinco defesas movimentam-se de forma síncrona. 
Com recurso ás rotações a defesa consegue escolher  quem vai lançar ao cesto , normalmente o atacante com pior pontaria e de preferência com um lançamento de dois longo.

Para combater esta opção defensiva é importante que os atacantes do lado da ajuda se movimentem para comprometer os defesas com os seus adversários directos.Faz aqui sentido usar movimentos iniciais de "False play" para distrair a defesa.


Ferramenta defensiva:
A terminologia utilizada nesta opção defensiva não é , obviamente, a mesmo em todas as equipas: umas  usam cores diferentes  ( Black etc), muitas outras  chamam   “ICE”,  outras “Push”  , “Downing” ou  “Line” . Independentemente do nome , desviar  o portador  de bola para a linha final numa situação de PR lateral tornou-se uma ferramenta  defensiva prioritária da maioria das equipas

Obviamente esta solução  tem riscos , como todas , nomeadamente se o bloqueador reajusta o ângulo do bloqueio para  facilitar a tarefa ao portador da bola , se  tivermos um poste ofensivo ( podemos sofrer um triplo ou um lançamento de dois longo) , como aconteceu no passados com a famosa dupla Jonh Stockton e Malone e na actualidade com   atiradores de elite  como   Dirk Nowitzki ou se conseguirmos jogar no lado contrário da bola , com fazem actualmente os Spurs.

Reajuste do  ângulo de bloqueio.
    

   Atacar do lado contrário.


Sem comentários: