terça-feira, 12 de julho de 2011

COMUNICADO DA DIRECÇÃO A. N. T. B. – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TREINADORES DE BASQUETEBOL


TAXAS DE INSCRIÇÃO DE TREINADORES
 A Direcção da ANTB tomou conhecimento, durante o Clinic de Rendimento em Almada no passado dia 10 de Julho, da medida apresentada pela Federação Portuguesa de Basquetebol na sua reunião com as Associações Distritais, realizada no dia anterior, visando aplicar, na época de 2011-2012, uma taxa de inscrição de Treinadores crescente com o respectivo nível de formação.
 Após analisar o assunto e ouvir as opiniões expressas por alguns Treinadores presentes, foi mandatado o Presidente da Direcção da ANTB para contactar pessoalmente o Presidente da FPB e lhe manifestar a posição da ANTB sobre o assunto, nos termos que se divulgam de seguida, o que foi efectuado ontem 11 de Julho de 2011.
 A Direcção da ANTB – Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol manifesta de forma inequívoca a sua total discordância com a aplicação de uma taxa de inscrição de Treinadores crescente com o respectivo nível de formação.
 Esta medida está profundamente errada, em virtude de penalizar os clubes que tenham treinadores mais qualificados a trabalhar com as suas equipas. Não é aceitável que se transmita um princípio de desvalorização da importância fundamental da qualificação dos treinadores no desenvolvimento do Basquetebol e que se fomente a ideia que a aposta em treinadores mais qualificados constitui um encargo mais pesado para os clubes.

Na situação actual de crise financeira que também afecta o basquetebol português, esta taxa é um convite implícito aos clubes para recrutarem treinadores com um nível de formação mais baixo possível, o que constitui, para a ANTB, um total paradoxo e desrespeito pelos treinadores, pois põe em causa todo o esforço de investimento na formação de Treinadores que tem sido realizado pela FPB e pelos Treinadores.
 Para o desenvolvimento do Basquetebol é fundamental que os agentes da modalidade – Federação, clubes, … - invistam em técnicos cada vez mais qualificados que contribuam para a valorização progressiva e contínua dos jogadores e para a melhoria do nível de desempenho das equipas, promovendo uma afectação mais eficaz de recursos. Neste sentido, consideramos mesmo que a Federação Portuguesa de Basquetebol deveria apoiar os clubes em que trabalhem treinadores mais qualificados.
 É fundamental incentivar os técnicos a investirem na sua formação para atingir patamares de conhecimento superiores. Os treinadores já suportam significativos custos com a sua formação, que serão agravados com as exigências acrescidas do novo Programa Nacional de Formação de Treinadores. Com esta medida, criando-se mais dificuldades à contratação de técnicos mais qualificados, será mais desincentivado o esforço de valorização das capacidades e competências dos Treinadores.

A ANTB está certa de interpretar o profundo desagrado de todos os treinadores portugueses com esta medida e apela à Direcção da FPB para não avançar com a sua concretização, por ser contrária à Valorização dos Treinadores e ao Desenvolvimento do Basquetebol.
 A Direcção da ANTB reitera a sua total disponibilidade e empenhamento para discutir com a Federação Portuguesa de Basquetebol esta e outras matérias importantes para o desenvolvimento do Basquetebol português.
 A Direcção da A. N. T. B. – Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol
 Lisboa, 12 de Julho de 2011

Miguel Pereira
Presidente da Direcção
Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol

Sem comentários: