Leccionei recentemente um Curso de Nível 1 e fiquei algo surpreendido com o desconhecimento total, por parte dos formandos ,dessa grande figura da modalidade , que recentemente faleceu , John Wooden.
Tenho seguido à distância, com particular atenção para a as selecções nacionais , as competições de jovens que um pouco por toda a Europa agora se desenrolam.
Correr riscos e cometer erros fazem parte de todas as competições . Uma equipa que não corre riscos e comete erros normalmente não ganha.
Já o Coach Lambert (Purdue) dizia ; The team that make the most mistakes usually wins.
Os jogadores devem ter espaço para tomar decisões e errar. O carrossel das substituições, ao menor erro ,leva certamente os jogadores a terem medo de errar e a tomarem decisões explicando assim algumas das derrotas por poucos pontos….
2 comentários:
Caro Coach Mário Silva,
Eu sou treinador(Foi o meu primeiro ano como treinador,uma vez que ainda estou a acabar o Estágio do nível I,faltando entregar o relatório) do C.R palheirão, da associação de Setúbal, no escalão de iniciados(sendo que na próxima época vamos todos para os sub-16), e tive oportunidade de assistir á sua apresentação acerca do Ataque DDM/AASAA. Tinha alguma curiosidade, uma vez que foi dos DVD do John Calipari e do Vance Walberg que retirei as bases para o ataque da nossa equipa. Os miúdos adoram e acho que é propício ao seu desenvolvimento individual, bem como da sua criatividade, ao mesmo tempo que (pelo menos no nosso caso), através dos exercicios, fez com que deixássemos de nos sentir intimidados pelas defesas e atacássemos constantemente a mesma através de penetrações sucessivas. A quantidade de vezes que os nossos jogadores foram para a linha de lance livre após concretizar o lançamento na passada foi incrível e, mesmo qdo não concretizávamos, pelo menos a falta era garantida (concretizar os lançamentos livres é que foi outra história...). Na próxima época este será o nosso ataque base e tenho a certeza que seremos ainda mais fortes.
Gostaria de lhe dar os parabéns pela apresentação e pelo seu blog, que leio com atenção. Adorei a recente referência ao John Wooden pois, tendo lido tudo o que ele escreveu, sou um fã incondicional.
Abraço,
João Mimoso
Enviar um comentário