quinta-feira, 3 de setembro de 2009
O papel do treinador.
Como é normal nesta época do ano estou na altura de arrumar papeis e a dar uma volta ao escritório. Entre o muito material relativo ao basquetebol que tenho encontrei um escrito de 2005 (T.Lima/J.Araujo ) que mais do que nunca está actual. Passo a transcrever parte desse documento :
“Recuperar os treinadores para a primeira linha do desenvolvimento da modalidade é o lema de quem pretende contribuir para a formação de treinadores e professores através dos ensinamentos de conceituados técnicos. De acordo com os promotores da iniciativa, o actual momento da modalidade, caracterizado por decréscimo de qualidade do nível de jogo quer no que respeita à principal Liga (Liga TMN), quer nos restantes níveis de prática, causa profunda preocupação e torna urgente uma intervenção de fundo que permita a recuperação da modalidade para uma via de desenvolvimento.
Os desafios que o Basquetebol enfrenta na actualidade decorrem, em grande medida, do quadro de desmotivação que caracteriza a preparação de jovens atletas num contexto de ausência de referências válidas no que concerne ao treino e formação com vista ao alto rendimento desportivo – a renovação de valores é praticamente inexistente na nossa liga e os resultados no confronto internacional de clubes e selecções regrediram para níveis de um passado distante (anterior á criação da Liga profissional, em 1994).
A perda de protagonismo dos treinadores nos últimos dez anos, constitui, na opinião destes técnicos a principal razão dos resultados entretanto verificados. Impõe-se, por isso, retomar o percurso encetado por treinadores de Basquetebol na linha de actuação que, em tempos, levou à criação dos cursos de formação de forma pioneira no desporto português e no qual o Prof. Teotónio Lima assumiu decisivo protagonismo. Para que treinadores conscientes e preparados recuperem a linha da frente da modalidade é de transcendente importância a formação de treinadores no futuro desenvolvimento do Basquetebol Português.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário