Phil Jackson, o reputado treinador de basquetebol ,  agora Presidente dos New York Knicks , não está como a vida fácil na  nova faceta. A equipa não pára de perder e é das piores da NBA ( 10 vitórias e  38 derrotas ).
Jackson, que assinou um contrato de 60  milhões de dólares ,válido por 5 anos , conta no seu curriculum  com o maior número de títulos da história da NBA, sendo 11 como técnico e 2 como jogador . Escreveu também  um livro que é Best selling ("Eleven Rings: The Soul ofSuccess"). 
No início da época, as expectativas em Nova Iorque eram altas  e apontavam claramente  para um lugar nos "play off", até porque  os  jogadores tinham em boa conta Derek Ficher, o ex- base que se estreava  como treinador  .
Jackson relativamente  ao desastre da  época e ao treinador disse recentemente: " A culpa é só minha . Deixem o Derek Fisher  em paz , ele está a fazer o melhor possível . Obviamente  que  não escolhi bem os  jogadores , mas  vamos melhorar . Não ficaremos  à espera do final da época, vamos  fazer com que as coisas aconteçam . Tenho  de justificar a razão  pela qual fui contratado. Não adianta procurar uma  grande estrela para ter sorte , isso nunca aconteceu nos últimos  45 anos . A melhor maneira de solucionar o problema é começar tudo de novo e  descobrir o caminho certo . Temos de mudar a cultura do Clube.”
A opção agora é clara : Os Knicks desistem  destaépoca e  trabalham  já para a  próxima.
A renovação passa não só pela contratação de jogadores  " free agency" e por garantir boas posições nos próximos "drafts" , mas também pela venda de jogadores .
Não surpreende pois que  o poste Samuel Dalemberttenha sido despedido  (pouparam  $ 33 milhões dólares ) e que  dois   dos seus melhores jogadores (  Iman Shumperte  J.R. Smith)  tenham sido  enviados para Cleveland com as respectivas compensações de futuros jogadores . O italiano Bergani (11,5 milhões) e o base espanhol Calderon ( 4 anos de contrato a 7,250 milhões por ano ) e o argentino Pablo Prigioni ( já com 37 anos tem contrato de 3 anos por 4,9 milhões dólares) devem seguir o mesmo caminho. Em estudo está a situação  dos  consagrados Carmelo Anthony (5 anos de  contrato , por 124 milhões ) e    Amar’e Stoudemire , que  está na última época de  um contrato de cinco anos , por 100 milhões de dólares desespera por nada ganhar .
Jackson ainda equaciona  reconstruir a equipa à volta de Carmelo Anthony , mas as 
constantes lesões e a inadaptação ao modelo de jogo levantam sérias dúvidas.
Trocar o bom pelo mau ...
Os alvos de Phill Jackson são óbvios . Entre eles está o poste espanhol Marc Gasol dos  Memphis Grizzlies . Contudo, este  não  parece  muito interessado na equipa:"Memphis é a minha segunda casa . Não me estou a ver noutro lado . Não faz qualquer sentido trocar uma boa equipa por uma má , a menos que me provem que vão construir algo de novo "- afirmou o espanhol.
Claro está que Nova Iorque é uma grande e atrativa metrópole, onde os jogadores têm alta qualidade de vida e a experiência pode ser financeiramente lucrativa . 
Perder de propósito 
Na NBA as melhores posições do DRAFT continuam a ser atribuídas às equipas mais  mal classificadas . Assim, não é de estranhar que as equipas não apuradas para os play off percam de propósito para garantirem melhores jogadores no futuro Draft.
Os Knicks sabem que, se tivermos o pior record da prova,  têm 25% de hipóteses de garantirem  o mais que provável número um  :  Jahlil Okafor, o poste de  Duke .
Em situação similar Knicks ,  Sixers e Lakers(segundo a Forbes , valem 2,6 biliões de dólares ) fazem um campeonato à parte, a ver quem perde mais jogos .
" Os jogadores não gostam de jogar para perder e os adeptos têm o direito de ver um desporto  competitivo.Criaram um sistema que encoraja esta prática . "- disseMichaele Roberts do sindicato  dos jogadores.  
A merecerem um pedido de desculpas estão os adeptos ingleses, que recentemente também foram enganados no jogo Knicks - Bucks , disputado em Londres , que só podia ter acabado com mais uma derrota dos primeiros ( 79-95).
A culpa é do TRIÂNGULO ?
Falar do Ataque dos "Triangulos  "é relembrar a dupla de treinadores Tex Winter/ Phill 
Jackson e as   imagens de  Michael Jordan, Kobe Bryant, Scottie Pippene  Shaquille O’Neal. Todos eles foram protagonistas com este sistema nos   Chicago Bulls e  nos  Los Angeles Lakers .
Com a chegada de Phill Jackson e Derek Fisher, o célebre ataque ganhou nos Knicks   papel de relevo.
Para o coach  Jackson,  o ataque não tem segredos : " Marcar pontos é uma coisa, passar 
a bola é outra , os jogadores necessitam de tempo e ritmo para aprenderem a  jogar colectivamente . Não me parece que seja algo de complicado ".
Jordan, Pippen, e Bryant tiveram adaptações diferentes ao sistema . No início, Jordan sentia-se pouco confortável, ao passar de extremo para  base, o que foi ultrapassado com a ajuda  de Pipen  . Já com Kobe,  tudo foi  mais fácil . 
No início da época, Ficher aplicou os conceitos  na  Summer League  (Las Vegas  ) e na 
Liga   NBA Developmental , para mais tarde  passar à  NBA. Os resultados têm sido péssimos .
A verdade é que  Carmelo Anthony e os companheiros não gostam  nada do "triangle offense" , argumentando que  as outras equipas já sabem como defender tal sistema (o que não deixa de ser um pouco ridículo para este nível de competição) 
O polémico Denis Rodman  também opina sobre os Triângulos : "Como podem jogar oataque dos Triângulos, se  Carmelo Anthony quer lançar todas as bolas , enquanto os 
outros tentam desempenhar o seu papel ? Com Phill  sabíamos quem era o  "boss" . Era Michael Jordan . Ninguém quer jogar com   Carmelo. " 
Contrariando os jogadores de Nova Iorque,   Rodman disse  ainda que, para aprender o ataque  só necessitou de 15 minutos nos Bulls ."Não é difícil,  é apenas um triângulo. Passas e vais para o canto . Ganhas  posiçõesinteriores . Mudas o lado da bola .  Mais um triângulo ,boom, boom. Não é nada difícil, até porque todos têm oportunidade de tocar na bola e lançar . O pior  é se aparece o  Carmelo Anthony e   tudo pára ...”
O ataque  dos Triângulos não funciona nos   Knicks, porque  estes não   têm  bons jogadores e  não são uma equipa, mas sim um conjunto de atletas que se equipam com a mesma camisola .
Já nem o Spike Lee vai ver os jogos...
 
Recentemente, os Knicks jogaram em Londres e a ausência de Spike Lee , o  adepto mais fervoroso da equipa , causou estranheza . 
Porque não foi a Londres ?
" Já perdermos 16  "motherf.... games " seguidos e quer que eu vá apanhar um avião  ? Para  os ver perder,  não apanho nem um táxi ..."
Conhecido pelo trabalho psicológico com as equipas Phill Jackson, bem pode recorrer à sua máxima para dar a volta ao texto : 
"The strength of the team is each individual member. The strength of each member is the team."
Mário Silva  2015