sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UM DOS MAIORES DESAFIOS DA HISTÓRIA CARNIDE CLUBE

Começou a votação para a construção de um novo pavilhão na freguesia de Carnide. 
O Carnide Clube tem crescido nos últimos anos, mas a falta de infra estruturas desportivas, poderá, num futuro próximo travar o crescimento deste clube lisboeta. Como tal, precisamos do seu voto, para a construção de um novo pavilhão na freguesia de Carnide!

Para isso envie uma SMS (GRATUITA) para o número 4310 com o a Mensagem 198.
Ajuda  a conquistar este projecto!
Vamos construir outro pavilhão em Carnide!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"Step Back " uma técnica importante.

Quando jogam contra adversário maiores, mais fortes e mais atléticos, os jogadores sabem que muitos dos seus movimento ofensivos deixam de ser eficazes. Necessitam pois de aperfeiçoar novas técnicas. Assim se não conseguem ultrapassar o defesa ( "get by"),  com o drible ,devem aprender a afastar-se do mesmo  ("get away") criando assim espaço para lançar . A técnica do " Step Back" ajuda os jogadores a resolverem o problema.
O movimento é mais efectivo perto do cesto mas no basquetebol actual é muito utilizado pelos jogadores do perímetro.

As componentes fundamentais do "Step Back" são :

Primeiro ataca o defesa 

O  movimento inicial do "Step Back " é a penetração em drible com o objectivo de marcar e de envolver o defesa. Provavelmente o defesa vai deslizar e parar a penetração o que  vai facilitar a acção seguinte de afastamento do atacante .

Apoia no pé  mais adiantado ( Off The Front Foot)

Apoio forte no pé mais adiantado de forma a saltar para trás e ganhar espaço para lançar relativamente ao defesa.  A direcção e o ângulo de afastamento levam em conta a posição do defesa no campo . Normalmente  fazem um ângulo de 45 graus  ou um "V" e não saltam directamente nem para trás nem para o lado mas sim para uma posição intermédia .

O pé detrás é o que chega primeiro ao solo

No salto para trás chega ao solo primeiro com o pé mais atrasado , não é uma paragem "jump stop". Assim ficam mais equilibrados , preparados para lançar e para reagir à oposição defensiva .

Manter os ombros à frente

Logo que o pé da frente regressa atrás devem manter os ombros à frente . Iniciando o acto de lançamento o que permite uma posição baixa e equilibrada.

Lançar equilibrado
Se temos espaço suficiente podemos lançar com eficácia . 








Jogadores Interiores:

Jordan e o "Step Back"
Treinar o "Step Back":




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aprender com os melhores.


O campeonato do Mundo é uma oportunidade única para melhorar conhecimentos. Com tempo publicarei algumas das conclusões. A derrota da Espanha frente à França tem muito a ver com a exploração das   debelidades defensivas dos nossos vizinhos.

sábado, 6 de setembro de 2014

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

De regresso ao ensino do basquetebol.

A convite da ENB participo com gosto no curso de nível 1 em Abrantes. Depois de um ano "sabático" em que aproveitei para respirar ar puro ,  longe dos "agentes poluidores" , e com a contabilidade regularizada , volto a encontrar jovens com vontade de aprender e gente simples que luta sem apoios por um Basket melhor.
Na próxima semana regresso à Alves Redol onde me tratam bem e sou útil.