quarta-feira, 21 de março de 2012

Pararam no tempo...

Quem os ouve falar são  os mestres da Táctica e no entanto pararam no tempo...
Ao ouvir o treinador do F.C.Porto dizer que :
"O Benfica marca golos com bloqueios"Vítor Pereira: "Benfica marca golos com bloqueios"

Técnico do FC Porto perguntou a Artur Soares Dias se os bloqueios são permitidos no futebol e diz que o Benfica faz muitos golos de bola parada com faltas sobre os adversários.

"O Benfica é melhor? Para o seu treinador [Jorge Jesus], o Benfica é sempre melhor, em todos os jogos e circunstâncias. A verdade, para mim, é outra: tivemos oportunidades para fazer o 2-1 e o 3-1 e, em termos de jogo jogado, julgo que fomos superiores na primeira parte e também na segunda. Mas o Benfica resolve jogos, uns atrás dos outros, através de bolas paradas e muitas delas precedidas de bloqueios, que são feitos sistematicamente", criticou o técnico portista, antes de revelar uma conversa com o árbitro Artur Soares Dias.
"Tive o cuidado de perguntar ao árbitro se os bloqueios eram permitidos no futebol. Ele respondeu-me que são considerados obstrução. Vejam com atenção se todas as bolas paradas perigosas do Benfica não são frutos de bloqueio, e precedidas de falta. Não entendo como o senhor Soares Dias diz que são obstrução e depois tem esta postura. Um dos golos é obtido dessa forma", apontou o treinador dos dragões.

.... andei para trás no tempo e lembrei-me dos antigos internacionais do basquetebol que contavam aos mais novos que quando iam a Espanha jogar eram sistematicamente bloqueados e não conseguiam tocar na bola (isto nos anos 60). Passado tanto tempo tudo se repete (no futebol). 
Razão tinha o Ericsson (Benfica)  quando aparecia nos nossos Clinics e o próprio Jesus quando aprendia com o Babo em Queluz alguns dos segredos do nosso jogo. 
Será pois tempo de aprenderem novamente com o basquetebol  a  saírem  dos bloqueios com Trocas, tempos de ajuda, "Show and recoverd"  etc etc etc 


O tema tem sido seguido no Facebook e entre muitas respostas recebi uma de um antigo internacional (Artur Coelho) que reforça a minha tese...
Artur Coelho Mario eu k.m o diga quandon em 67 fuinjogar a Espanha a taça Latina com Real Madrid, Vilheuvarne (França) Ignis (Italia), não consg. ganhar um ressalto com aquelas bestas dos Americas era bater em chumbo, estes tecnicos de futebol misturam tudo. Um abraço amigo... 


quinta-feira, 15 de março de 2012

Guia NCAA (Marsh Madness)

Para quem segue a NCAA ,um bom guia da competição ,em anexo.




Gui Am Arch Madness 2012
http://pt.scribd.com/doc/85466295/Gui-Am-Arch-Madness-2012

Não querem ver...

Não tenho tido muito tempo para actualizar o blogue ,dado o trabalho realizado na ABL e no Algés. Contudo não posso deixar de comentar as conclusões da últimas reuniões Associativas ,que um pouco por todo o pais se vão fazendo com o objectivo de alterar os quadros competitivos dos atletas mais velhos. Participei na reunião de Lisboa e tenho recebido múltiplos documentos . Em todos eles uma vontade comum, mudar para melhor.
Era uma boa altura para repensar TUDO , mas temo que mais uma vez vamos ficar pelas alterações pontuais que nada resolvem.A realidade do Pais é o outra , e a crise ainda complica mais a situação.
O regresso ás competições Regionais de Seniores poderia ser uma boa solução nomeadamente para Associações como Lisboa. Quem ainda se lembra dos Regionais no Pavilhão da Ajuda , sempre a abarrotar de público ?
Um modelo semelhante ao que se disputa na Formação faz hoje sentido novamente.A fusão da CNB1 com a CNB2 não faz qualquer sentido.
Tenho defendido em local próprio (AG da FPB ) algumas das ideias que estão contidas na maioria dos documentos  , a saber entre outros:
- Reformular o Projecto do Compal Air. O  contributo deste projecto para o basquetebol federado tem sido questionado . Somos da opinião que este projecto não traz nada para o basquetebol federado. Nem as Associações nem os seus clubes filiados ganham. O retorno para o federado é praticamente nulo.  
- Criar um escalão pré-competitivo de Sub 13; 
-Aproveitar os Campeonatos Nacionais, as Taças Nacionais e a experiência do Torneio Inter-Associações para aplicar o Modelo da CNB2 a todos os escalões, com a criação de uma 1ª e 2ª Divisão Nacional (esta última de inscrição livre) e Campeonatos Regionais, tendo sempre em conta a organização espacial, as regiões e sub-regiões geográficas, a densidade populacional, a rede rodoviária, …. 


Mas como disse não adianta enterrar a cabeça na areia a fingir que não se vê a crise do basquetebol. Era uma boa altura para pensar  e reformular TUDO .
As últimas noticias do basquetebol não são muito animadoras :


"A Direcção do CAB-Madeira informa que a sua Equipa Sénior Feminina não irá tomar parte na jornada desta quarta-feira, na qual defrontaria a equipa açoriana do Boa Viagem.  



" O Terceira Basket vai despedir os três norte-americanos que faltaram ao jogo com o Barreirense, no sábado. Durrel Nevels, Nate Bowie, ambos de 25 anos, e Tony Murphy, de 31, não compareceram ao encontro da 17.ª jornada da Liga, que a equipa açoriana perdeu, por 54-89.Em declarações ao jornal “Diário Insular”, de Angra do Heroísmo, o presidente do Terceira Basket, Luís Fagundes, reconhece “que o clube não tem a solidez financeira desejada”.