quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Poste alto...poste baixo


O trabalho dos treinadores passa muito pelos ajustes que fazem ao longo das partidas.Face a uma defesa agressiva que corta a linha de passe para o poste baixo ,porque defendem pela frente, a resposta passa pela comunicação poste alto- poste baixo. O trabalho do poste baixo passa muito por controlar a posição do defesa directo ( "seals his defender"), enquanto que ao poste do lado oposto cabe a tarefa de subir a poste alto , criando uma boa linha de passe. O passe picado(" bounce pass") é uma solução mais eficaz que o passe em arco ( " lob" ).





Watch Clemson Hi-Low Play Against Maryland  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O regresso das mistas...

Mais um bom jogo na ESPNAmerica com Texas A & M a derrotar os vizinhos da Universidade de Texas .Para limitar AJ Abrams ,o melhor marcador de Texas, recorreram á velha solução das defesas mistas, com bons resultados. Abrams só marcou 7 pontos com péssimas percentagens .


A defesa mista (junk defense) mais utilizada foi a do “diamante e 1 “ e a “1.3 and 1”, contrariando o que é mais habitual (“box and one”). As razões são obvias com o “diamante” eliminam as penetrações pelo meio e a vulnerabilidade aos tiros no centro da zona. Por outro lado o defesa 1 pode fazer pressão imediata sob o portador da bola, limitando assim as penetrações .
Se defrontamos uma equipa com um jogador dominante esta é uma boa solução defensiva. Contudo as boas equipas acabam sempre por encontrar os ajustes necessários para ultrapassarem o problema . Mesmo assim esta defesa deve fazer parte do plano de jogo defensivo das nossas equipas .

Watch Texas A&M Diamond and One Junk Defense  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Uma nova versão do ataque #AASAA


UMass apresenta uma nova versão do ataque #AASAA.
Consulta os artigos do meu site www.eteamz.com/sites/mariosilva

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O base Ty Lawson derrotou a defesa de Duke




A rivalidade entre UNC e Duke permanece intacta até aos dias de hoje. Não importa quem no final ganha o campeonato ,o mais importante é ganhar este jogo.

A versão de 2009 , que tivemos oportunidade de ver, teve um novo herói : o pequeno base Ty Lawson que na segunda parte destruiu por completo a defesa contrária ( 101-87).

A defesa M2M de Duke é de todos conhecida . Defendem de forma agressiva o portador da bola e sobremarcam as linhas de 1ºpasse. A solução para ultrapassar este problema passa por atacar o cesto . Para isso devemos recorrer aos cortes nas costas ou à utilização do drible de penetração .
Com Lawson a ser pressionado muito de perto , por Nolan Smith , as dificuldades foram sendo cada vez maiores para Duke.

Sempre que NC recorreu ao bloqueio directo, a resposta da defesa de Duke foi trocar (“hard switch”) mas as dificuldades no ajuste deram sempre vantagem ao base que fazia apelo ao "crossover" e entrava na área pintada para marcar cestos fáceis em layup,Saídas pelo lado contrário do bloqueio tiveram também sucesso ,já que o defesa directo, Paulus, defendia também muito perto e era lento a reagir .
Surpreendente a passividdae do Coach Mike Krzyzewski que nunca encontrou o ajustamento correcto . A troca poderia ser efectivamente uma boa solução desde que quem ficasse com o portador da bola desse espaço aguardando pelo base dentro da área pintada . Passar para a zona , está for a de questão, já que não faz parte do plano de jogo do coach K.
O que é certo é que defendo tão mal como o fizeram na segunda parte só poderiam ter um resultado no final : a derrota.

Agora que tempos acesso em directo a estes encontros , alguns dos nossos mitos vão também caindo. Afinal Roy Williams e o Coach K também se portam mal com os árbitros. Um atirou o casaco para o chão e o outro passou o jogo todos a “arbitrar”….


Watch UNC's Ty Lawson Shreds Duke's Vaunted Defense  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Memphis DDM com Evans a base...






Tyreke Evans é o novo base dos Memphis Tigers treinados por John Calipari.
Para atacar com o dribble drive motion (DDM), a melhor solução é colocar o jogador mais determinante na posição de base . Fundamental neste sistema é não só o papel do penetrador ( o melhor marcador do perímetro),como do jogador interior que finaliza e o lançador exterior.
Memphis usa os mesmos princípios do DDM contra as defesas zonais.
Pese o facto de Tyreke Evans ter elevada estatura para base faz todo o sentido que actue nessa posição. Não sendo tão rápido como era na época passada Derrick Rose (Chicago Bulls), ele usa a estatura e peso para ganhar claras vantagens .





Watch Memphis Dribble Drive Motion Offense with Evans  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Isto é basquetebol...



Os grandes jogos continuam , agora na ESPN America.
Temos assim a oportunidade única de ver em acção os novo talentos da NCAA.
O jovem Blake Griffin, candidato ao nº 1 no próximo "Draft", é um dos mais talentosos jogadores . Esta época já ultrapassou por 20 vezes a marca do "double-double".Para ele marcar mais de 20 pontos por jogo e ultrapassar os 15 ressaltos é a tarefa "normal " .
As imagens falam por si, mas nada melhor que ver um jogo de Oklahoma ...