segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Duke na vanguarda...


O sistema SportVU revolucionou a forma da recolha dados estatísticos no basquetebol . Não é novo na NBA , já existe em 30 dos Pavilhões, contudo na NCAA  a Universidade de Duke vai ser a  pioneira . O mítico Cameron Indoor Stadium, já está preparado e no dia 8 Novembro  o  treinador Mike Krzyzewski terá mais uma poderosa ferramenta ao seu dispor.


Mas o que é SportVU ?
É um  sistema que usa várias câmeras de filmar  que  monitorizam todas as acções dos jogadores  e que o  veio  revolucionar a forma como  as equipas analisam os jogos . Regista as coordenadas dos jogadores, dos árbitros e da  bola com a frequência de  25 vezes por segundo . Agora é não só possível saber o número exacto de vezes que um jogador toca na bola e quantos assistências faz , mas também, regista algo mais complexo como as acelerações  e o ritmo dos jogadores .
Simplificando o  SportVU regista enormes quantidades de dados que adicionados a outros dados estatísticos mais tradicionais vem facilitar a tarefa não só dos treinadores como do departamento médico e dos preparadores físicos.


Com um número reduzido de jogos por época  , quando comparado com a NBA , a  Universidade de Duke faz por média  apenas 17 jogos em casa , o técnico Krzyzewski vai rentabilizar o grande investimento usando o sistema também nos treinos  (faz entre 75 e 100 treinos época ).
O sistema obriga à instalação de câmeras de alta resolução e a única diferença entre as seis câmeras SportVU instaladas no mês passado em Cameron e as da  NBA é que na pequena área do Pavilhão de Duke são apenas necessárias câmaras com lentes menores mas  com ângulos mais amplos.

Sem comentários: