sábado, 27 de junho de 2009

Os espanhois não dormem...



A 15 de Junho escrevi neste blogue algo que me preocupa como treinador: o facto de quem de direito andar distraído com o jovem Isaias Insaly , o atleta com maior potencial da geração de 95. Disse também que os espanhóis não dormem. A prova está nas noticias que nos chegam hoje e que dão conta que : Rafael Freire Luz , El Hadji Malick Fall (Unicaja) e Vanessa Ble Doukole (CB Islas Canarias) adquiriram a nacionalidade espanhola por decisão do Conselho de Ministros.
Rafa Freire nasceu em São Paulo (Brasil), Hadji Malick Fall en Yeumbeul (Senegal), mede 2.10 m e Doukole Vanessa Ble, é proveniente de Treichville/Abidjan (Costa de Marfil). A concessão da nacionalidade espanhola por decreto a desportistas de alto nível é algo frequente no país vizinho. Em 2008 conseguiram oito atletas e 2009 já obtiveram o mesmo estatuto seis .

3 comentários:

Anónimo disse...

Não creio que seja uma questão de atenção, mas uma questão de leis. A nossa lei não permite naturalizações deste tipo antes dos 18 anos. A única possibilidade é algum dos progenitores já ser português. Sem isso não há forma de proceder legalmente a uma naturalização de um menor. Ponto final. Logo, não se trata de os espanhóis serem melhores ou estarem mais atentos, mas sim da lei espanhola permite estas naturalizações e a lei portuguesa não o permitir. Mas, o Mário Silva está em boa companhia, porque poucos percebem que o problema não está na vontade dos clubes ou dos próprios jogadores, mas sim na lei.

Anónimo disse...

isto é tudo muito giro mas o miudo nem ded perto nasceu em 95! o verdadeiro escalão dele sera perto dos juniores -b sub 18 e não iniciado. e nao estou a inventar porque ate pessoal do queluz ligados a ele ja me o disseram.

Anónimo disse...

Nascem muitos portugueses de origem africana e nunca aparece ninguém interessante. Porque será?
Todos os miúdos que se conhecem interessantes nem um nasceu em Portugal.
Dá para pensar, a não ser que queremos pôr areia nos olhos.