quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mais detalhes da selecção espanhola...


No artigo anterior fizemos referência à transição da selecção de Espanha (tradução do artigo de Rafa Santos ), agora recorrendo ao mesmo site , vamos analisar as vantagens criadas por Ana Montañana a jogar de 4 ou de Alba Torrens a alinhar a 3, duas jogadoras com muito talento .
Ana Montañaña , mede 1.86m , não sendo muito alta para jogar dentro é rápida , tem um bom tiro exterior , uma boa capacidade de atacar o cesto e boa leitura de jogo.
As espanholas sabem explorar os seus pontos fortes e tiram clara vantagem da superioridade de Ana Montañana a jogar no perímetro.
Com este objectivo, Espanha repete habitualmente um sistema de jogo em que coloca os dois postes do mesmo lado ,evitando assim as ajudas defensivas a partir das jogadoras interiores . Cria também muito espaço para a jogadora interior (similar ao jogo da equipa masculina com Garbajosa aberto e Pau Gasol na zona) . A jogadora 4 recebe a bola quase sempre em vantagem e pode ameaçar com tiro ou com penetração . Por outro lado fica muito espaço na zona para que 5 possa carregar no ressalto ofensivo , já que uma das defesas altas está praticamente na linha de três pontos defendendo a 4.

Na montagem de vídeo numa das jogadas Ana Montañana joga no perímetro ,e noutra joga Laura Nicholls . As opções são diferentes dadas as características das jogadores . Assim enquanto a primeira lança no perímetro , a segunda opta por mudar o lado da bola o que permite uma boa penetração em drible.

Vejamos o video:

Sem comentários: