sexta-feira, 5 de junho de 2009

NBA Final 2009.Lakers com nova estratégia…


Os Lakers e Phil Jackson  são conhecidos pelo seu ataque dos Triângulos . Em tempo de “Play Off”  a  equipa de Los Angeles surpreendeu tudo e todos ao abandonar  o seu padrão habitual  de ataque .

Que Bryant  é a figura da equipa,  e que tudo passa por ele , já todos sabíamos . Tem total liberdade para criar no ataque dos Triângulos os seus lançamentos . Contudo é sabido que a surpresa é determinante nos “Play off” . Assim o plano de jogo teve alguns ajustes que se revelaram importantes: jogador de 1x1 no sentido clássico Kobe ganha normalmente claras vantagens tanto no perímetro como no interior . No jogo nº 1 o resultado foi semelhante ( marcou 40 pontos e a equipa ganhou por 25) mas obtido de forma um pouco diferente.Para surpreender os Magic o base usou e abusou das penetrações em drible com a ajuda de  um simples “ high pick-and-roll”.

Os  Lakers são uma equipa versátil com jogadores como Gasol, Lamar Odom, Walton  e Bryant que têm habilidade para desempenhar  vários papeis no ataque. Ao contrário da maioria das equipas da NBA que vivem dos isolamentos ou do “pick-and-roll” os candidatos ao título são uma equipa com outros argumentos .  As grandes equipes são flexíveis  e fazem as adaptações necessárias para chegarem às vitórias . Bryant e o “coach” Phil Jackson são muito metódicos e nada fazem ao acaso.

Sem comentários: