quarta-feira, 31 de julho de 2013

Treinadores criativos




A criatividade faz parte da bagagem dos  treinadores que não se limitam a “googlar” o que os mais conceituados fazem nas suas realidades.
A defesa “Green” inventada pelo treinador espanhol Chano Ortega é um bom exemplo dessa capacidade . O conceito é elementar :    uma defesa mista com dois jogadores sempre a pressionarem o  portador da bola (“Trap”) , enquanto os restantes três defendem  à zona (Triângulo) e  entram depois nas rotações.
 Esta defesa é obviamente de grande risco ,requer grande  intensidade e concentração , pelo    que o treinador apenas a  utilizou em situações pontuais e com o resultado adverso.







O posicionamento inicial é de uma Zona normal 2.1.2. que se transforma numa defesa mista logo que o base contrário se aproxima da linha do meio campo. Na maioria das vezes o portador da bola vai  passar para um dos extremos.








Com a bola no extremo, nova situação de 2x1 desta vez com os defesas 01 e 03, enquanto 02, 04 e 05 rodam no sentido contrário aos ponteiros do relógio e marcam à zona (Triângulo).












Se o jogador com bola pressionado por dois jogadores passar ao canto teremos novo “Trap”, desta vez com 03 e 04 enquanto 01-02-05 ajustam na zona.









Já tinha visto algo parecido na Madeira
Treinei o CAB Madeira no ano de 1994 e bem me recordo do jogo com o União local a contar para o Campeonato da Ilha. 

Ao longo da semana os jovens jogadores bem me avisavam  relativamente ao treinador contrário ( o popular “Charuto” (#4) que eu bem conhecia dos jogos com o F.C.Porto).
Dizia-lhes eu  que estava preparado  para tudo , mas não estava…


Na minha equipa actuava o norte americano Troy McKoy (#13) e tudo se passava à sua volta. Se o União recorre-se aos “Traps” para parar o meu “abono de família” isso não constituiria motivo de surpresa e tinha a equipa preparada para atacar.  
O problema é que o “Charuto “ ainda era mais criativo que o espanhol e fazia “Trap” ao Troy sempre. Isto é o norte americano tinha sempre dois defesas à sua volta mesmo quando não tinha a bola !
E por onde ele ia ,lá iam os dois pequeninos com ele, enquanto os meus quatro jovens  tinham grandes dificuldades para encontrarem o caminho do cesto.






Qual a solução para tal defesa que não vem em livro nenhum ? Foi o que tive de descobrir no momento...

A opção passou por colocar Troy McKoy (um “All Around Player “ de South Carolina com 2m de altura) numa  posição interior .
Inicialmente ficou com três jogadores à sua volta o que permitiu cestos fáceis no lado contrário.


Ajustada a defesa o norte americano ficou “apenas” com dois defesas o que lhe permitiu marcar muitos pontos  perto do cesto já que tinha grande vantagem de estatura frente aos dois pequenos defesas.




E no final a festa foi grande e o CAB campeão.

Sem comentários: