sábado, 21 de dezembro de 2013

Duke dá iPads aos jogadores…

As novas tecnologias nunca me atrapalharam ( ser Engenheiro deve ter ajudado...). Estou agora focado no iPad e cada dia me surpreendo mais com o que vou descobrindo, nomeadamente no que diz respeito ao basquetebol. Fica aqui uma primeira informação:

A Universidade de Duke foi a pioneira das equipas de  basquetebol da  NCAA no uso do Ipad , uma mudança radical relativamente ao tradicional livro (PlayBook) que serve de guia a todos  .  
Os jogadores estudam ,agora ,os adversários nos iPads (64 GB) consultam os múltiplos  relatórios do “Scouting”, tomam notas , estudam nos filmes equipas e jogadores  , e consultam horários e estatísticas. Todos os conteúdos vão sendo regularmente utilizados de forma a preparar a equipa para todas as eventualidades. 
"O programa de Duke sempre procurou dar aos  jogadores e  Staff os melhores recursos . A introdução dos iPads é mais um passo nessa direcção ", disse o treinador adjunto Steve Wojciechowski. "Esta nova tecnologia vai ajudar a que sejamos ainda mais eficiente e produtivos  , levando a comunicação a um nível superior . Estamos muito animados com este novo desafio  ao nosso trabalho do dia a dia. Conseguimos melhorar o "scouting" , a análise de vídeo , a agenda das actividades  e  a preparação dos jogos".
Duke  que  tem um dos mais bem sucedidos programas da historia do  basquetebol universitário  ,recruta os melhores jogadores jovens (no próximo ano vai ter mais algumas  “estrelas” do High School “ ) com  o recurso aos Ipads vão ganhar mais eficiência o que pode ajudar ainda mais no recrutamento.


Cada novo iPad 64  custa  cerca de 800 Euros , supondo que compraram para 12 jogadores e quatro assistentes técnicos , Duque teria desembolsou à volta de 12.800 Euros com a nova tecnologia ( coisa pouca para quem tem muito dinheiro ).  
Os jogadores só podem usar os iPads , enquanto continuarem na equipa , já que os mesmos são propriedade da escola .Podem contudo comprá-los pelo valor de mercado ,após a formatura , se o  desejarem . Além de usarem para o basquetebol , também os podem usar nos trabalhos escolares e   entretenimento pessoal .

Sem comentários: