O documento vai avançado (desta vez vou guardar o mesmo para mim ) , no entanto quero partilhar algumas das conclusões a que já cheguei. Em tempo escrevi um artigo relativo ao tema da Transição e inclusive participei em Clinics com a mesma temática A maioria das minhas ideias sai claramente reforçada do que observei nestes jogos.
No basquetebol actual já não fazem sentido as verdades absolutas ,nomeadamente nesta fase de jogo que temos vindo a abordar. Como por exemplo:
-“Pára sempre na linha de lance livre” ,
-“ Conduz sempre a bola pelo meio”,
-“Só lançamos em vantagem numérica”,
-“Não passes a bola aos jogadores grandes”,
“Os jogadores altos não lançam de fora”,
- "Não deixes os jogadores altos saírem em drible",
"Não ataques em igualdade numérica ",
- "Não uses o Skip Pass", para mudar o lado da bola",
- "O 1º passe é sempre para o base";
etc etc
Assim , os treinadores encorajam agora a jogar em situações menos estruturadas e ideais , em vez de criarem modelos perfeitos no treino . Ensinando os jogadores a reagir e a tomarem boas decisões , tendo como objectivo procurar lançamentos de boa % e com ressalto ofensivo.
A mais importante das regras do desenvolvimento do jogo de transição ,passa não só pela utilização do passe mas também muito pelo drible .
Outro aspecto da nova estratégia consiste na participação de todos os jogadores nesta acção. Os homens grandes são
fundamentais nesta acção. Queremos que o adversário se preocupe com todos os
jogadores , porque todos ele são armas ofensivas . Todos e cada um dos jogadores devem constituir uma ameaça para a defesa. É
por aqui que passa muito do sucesso da transição.
A eficácia da transição passa muito pela simplicidade das acções e pela procura de lançamentos com boa percentagem. O aparecimento dos três pontos ,a proliferação dos ataque “Motion” e a versatilidade dos jogadores grandes , levam os treinadores a ensinar o contra ataque de maneira diferente.
Tanto no jogo dos homens, como das mulheres, cada vez mais o “tiro” de 3 pontos é usado. O uso dos 3 pontos marcou a alteração táctica mais profunda na filosofia do jogo da transição. Ainda não há muito tempo um lançamento triplo, na transição, era considerado uma heresia. Agora não só é aceite, como é encorajado. O lançamento em “layup” deixou de ser o objectivo único e final. Os puristas do basquetebol podem ficar chocados com os triplos em situações de “open-court” mas estes são hoje uma realidade. Os jogadores devem saber que um lançamento triplo sem oposição e com ressalto pode ser efectuado sem consequências do treinador. O jogador deve ter confiança quando lança . No basquetebol moderno, os cinco homens são capazes de arriscar os lançamentos triplos.O CONCEITO DE “VANTAGEM “ OFENSIVA
Sabe-se o que a maioria dos jogos são ganhos na fase de transição. Este tipo de jogo, em transição ofensiva, era apenas utilizado depois de sofrer cesto da equipa adversária. Agora o jogo fluido de transição tem início sempre que a posse de bola é ganha e queremos avançar para o ataque o mais rápido possível e de uma forma organizada. Hoje as equipas fazem contra ataque depois de cesto sofrido, cesto falhado, roubos de bola ,to, etc.
Importante
também é destacar e clarificar o conceito de "VANTAGEM" dentro da
transição . Situações óptimas são aquelas em que nos encontramos com
superioridade numérica sobre a defesa. O contra ataque procura sempre essa
superioridade (1x0,2x1, 3x2, 3x1), mas é evidente que há que
saber aproveitá-la correctamente. De nada serve conseguir um 3 contra 1 se o
jogador que lança ao cesto o faz com o defesa em cima .Todas as acções ,
individuais, ou colectivas, devem ser
encaminhadas de forma a que a equipa
lance na melhor situação possível . Este conceito tem que ser bem administrado
pelo treinador, tanto nos treinos como nos jogos, e determinar claramente o que
é um tiro vantajoso para os seus jogadores ( e qual o não é ). Lançar sem
oposição e com garantia de ressalto ofensivo e recuperação defensiva é uma
regra de ouro a implementar.
Pode dizer-se também que temos "vantagem " numa situação ofensiva em que conseguimos deixar o defensor suficientemente longe do lançador . Tal pode acontecer a partir de uma situação de igualdade numérica (1x1,2x2 ou 3x3) com o recurso ao drible e assistência ou ao passe interior seguido do “Skip” passe para lançamento.
Os treinadores ensinam ,os bases ,a
tomarem a decisão em igualdade numérica
quando estão em situação de
transição ofensiva.Pode dizer-se também que temos "vantagem " numa situação ofensiva em que conseguimos deixar o defensor suficientemente longe do lançador . Tal pode acontecer a partir de uma situação de igualdade numérica (1x1,2x2 ou 3x3) com o recurso ao drible e assistência ou ao passe interior seguido do “Skip” passe para lançamento.
Não
importa quantos são os defesas . Mesmo nas situações de dois contra dois ou
três contra três, os “coach” ensinam a atacar o cesto e a passar para o lançador no perímetro. Se o
defesa ajuda para parar a penetração em drible, o passe deve ser rápido para o lançador . Se for uma situação
de 1x1 , vai para o cesto.
Finalmente
a participação dos homens grandes no segundo contra ataque (“secondary break”)
possibilita situações de 4x3 e 5x4 que também são situações de vantagem para quem ataca.
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