quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sporting renasce sábado

Como antigo técnico do Sporting vou tentar comparecer ao almoço que marca o renascer do basquetebol no clube...

A época 2012/13 vai marcar o regresso do basquetebol do Sporting, quase 17 anos volvidos da extinção da antiga secção. Agora numa gestão independente, usando apenas o nome do emblema leonino, o projeto vai ser apresentado oficialmente este sábado, fazendo as honras o presidente Godinho Lopes.
Edgar Vital, que curiosamente era o diretor-desportivo do basquetebol do Sporting aquando a extinção da secção, em 1995 (os seniores haviam desaparecido bem antes), é o responsável do novo projeto, que já leva um ano de preparação. "Naquela altura foram encerradas secções com vista à redução de custos. Nessa época acabaram o voleibol, o hóquei em patins e o basquetebol. O andebol e o basquetebol foram postos à votação dos sócios do Sporting, o andebol ficou, e o basquetebol suspendeu a atividade", conta. No entanto, os seus olhos estão postos no futuro: "São águas passadas, situações que nem convém relembrar." Agora, o Sporting vai arrancar com escalões de formação, sendo que o número de equipas - que vão poder utilizar o Multidesportivo de Alvalade e o Multiusos de Odivelas - "vai depender do número de miúdos que aparecerem nas inscrições".
Já o escalão sénior, no qual o Sporting é um dos emblemas mais bem-sucedidos do basquetebol nacional, com oito campeonatos e cinco Taças de Portugal, fica adiado para "quando houver condições desportivas e financeiras". Caso a equipa principal fosse retomada, teria de começar no patamar mais baixo da competição (CNB1, a partir da próxima época) ou tentar o preenchimento de uma vaga numa competição superior mediante a desistência ou exclusão de outro clube. Cenários que ainda não se colocam. "Obviamente, o regresso dos seniores seria uma enorme satisfação. Penso que vai acontecer, mas não nos próximos tempos", reconhece Edgar Vital.

Sem comentários: