segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PRIORIDADES PARA O FUTURO


Continuação entrevista J.Araújo (Jornal A Bola)

"Temos de rejuvenescer a selecção masculina, onde oito em doze, dos jogadores, têm mais de 30 anos, alguns, inclusive, mais de 35 anos.
Embora perceba e compreenda os constrangimentos apresentados, face aos condicionalismos económicos hoje existentes, não me parece ser um argumento suficientemente forte para impedir termos iniciado já uma mobilização da modalidade ao redor de objectivos globais muito mais ambiciosos.
O país está como está e a realidade desportiva é, naturalmente, também muito afectada, mas algo mais nos é exigido que, simplesmente, deixarmo-nos influenciar negativamente e não irromper contra a crise através de uma atitude bastante mais envolvente e proactiva.
Enquanto Presidente da AG tenho pretendido alertar para o facto das mudanças legislativas acontecidas e a actual crise económica, exigirem algo mais da Federação e das Associações Regionais que, simplesmente, desculparem-se com a crise que o país atravessa.
E, principalmente, preocupa-me muito constatar que muitos agentes da modalidade persistam em encarar, de forma negativa, as mudanças entretanto acontecidas na legislação desportiva nacional.
Necessitamos tomar os destinos da modalidade nas nossas mãos e encontrar as soluções necessárias que, naturalmente, não podem nem devem estar circunscritas ao facto de existir, ou não dinheiro.
Quem sabe, talvez esta entrevista possa ser o alerta público que faltava. É preciso que jogadores, treinadores, clubes colaborem nas grandes decisões, pois todos não seremos muitos para conseguir projectar o basquetebol português para um patamar interno e externo diferente ,para melhor.
Mais do que fechar a modalidade num círculo restrito, onde só alguns influenciam as decisões a tomar, é fundamental responsabilizar muitos outros agentes da modalidade. Chegámos a um ponto onde julgo fundamental acontecerem duas coisas.
Uma, a devida homenagem ao Mário Saldanha e ao Manuel Fernandes(Director Técnico ) e a todos aqueles que os acompanharam nos últimos anos nas Associações e na Direcção da Federação. São todos merecedores do nosso reconhecimento .
Outra, alertá-los para a necessidade de saberem acompanhar os tempos actuais e abrirem a gestão da modalidade a todos aqueles que, mais novos e ambiciosos, tragam aquilo que ela tanto precisa.
O basquetebol requer uma urgente definição da respectiva Missão, bem como de uma Visão e uma Estratégia para o futuro. Exige também uma outra dimensão de intervenções da generalidade dos seus agentes, muito mais adaptada a uma realidade que já não se compadece com soluções que, comprovadamente, não estão a resultar."

Sem comentários: