sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Potenciar o desenvolvimento dos jovens ...

 Para o  GT (Gabinete Técnico )  da ABl  também está clara a ideia  que para um jogador poder  crescer  , desde os primeiros passos , na modalidade  do basquetebol como jogador e como pessoa , não há outra via que  não seja o de potenciar o desenvolvimento do seu talento.
A partir dos 11/12 anos , tendo o treinador como tutor e o árbitro como amigo , o grande objectivo será o de dar as melhores condições possíveis   para que passo a passo , ano após ano , alcance a maturação  de forma a que cresça  - técnica ,física  biológica e psicologicamente para poder competir a todos os níveis , tanto no campo como fora dele.
O resto é da responsabilidade dos jovens, com o seu trabalho diário, a sua ilusão, a sua ambição e o seu compromisso com as atitudes e valores que permitirão a alguns  seguir a linha do progresso que lhes permitirá chegar ás selecções absolutas, e a todos passarem a fazer parte da grande família do basquetebol.
Com base nestas ideias resolvemos organizar o Clinic Internacional de Formação ABL 2010 contando com  a colaboração de jovens técnicos espanhóis  que nos vão ajudar  a entender melhor  como trabalham os nossos vizinhos do lado…

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Sou pai de duas crianças que recentemente começaram a jogar basquete, 1º no Atlético de Moscavide e agora no 2010 Odisseia Basket.
Por incrível que pareça tudo o que descreve nesta mensagem parece utopia em Portugal.
Ou seja:
Depois de muito trabalho para criar um novo clube, eis que a ABL "corta" as pernas a clubes novos lançando uma nova "lei" que impede a verdade desportiva.
Não concorda que é um pouco estranho que se corte o número de equipas de um sorteio só porque alguns clubes já existentes noutros anos é que têm direito de chegar mais longe, isto no mínimo é descriminação.
Estamos a tentar trazer mais crianças para a modalidade e depois vamos dizer a estas crianças que não podem passar do 9º lugar porque o clube é novo.
Por favor pode-me explicar como se chega ao pé de 20 crianças, alguns deles pertencentes a selecções que estão a agora a começar a jogar num novo clube que pelos vistos até trabalha melhor que alguns que têm muitos anos, e se diz "temos pena mas a ABL através de uma nova lei impede este clube de passar do 9º lugar" e por este motivo vamos só jogar para aquecer. Qual a motivação para estas crianças.
Atenção: O que estou aqui a escrever, passa-se com os outros clubes novos............ penso eu.
Temo estar a cometer uma asneira pois quem pode sair desta guerra em desvantagem são as crianças mas se esta situação de descriminação perante clubes novos não mudar rapidamente, pode ter a certeza que vou mover muita gente de televisões e outros canais de informação para que se possa saber como vai o basquete na ABL em Portugal.

Anónimo disse...

Infelizmente concordo, embora se deva valorizar as melhores equipas ao longo dos tempos é muito complicado este tipo de situações.

Porque isto é um clube novo, mas com tudo o que já havia.

Injusto no mínimo, porque com estas histórias este clube ou outros só daqui a 3 ou 4 épocas é que poderão...lutar por melhores classificações

Anónimo disse...

Isto não é injusto é descriminação, é simplesmente não haver alguém com cabeça dentro destas associações que meta a mão nestes assuntos, até parece que existem outros assuntos mais importantes duque a formação de jovens jogadores.
Por estes motivos é que se perdem alguns bons jogadores.
É de lamentar que as pessoas que estão à frente destas associações não aprendam com outras pessoas, de outras associações a fazer o mesmo mas com 30 equipas, parabéns a estas que não as de Lisboa.
Não têm capacidade para estar á frente destas associações, dêem o lugar a outros.
Não se deixem levar por algumas pessoas que nem para estar á frente de clubes servem.
É pena que seja assim mas por este andar é melhor ir jogar ....... nem sei a que, não vão estas pessoas irem atrás.............
Muito triste

Anónimo disse...

Boas Prof Mario Silva
Nao sei como o Sr,gostando de basquet como gosta possa concordar
com esta nova regra.Imaginemos q o sporting voltava ao activo.Como e q iriam fazer?Ou o Belenenses?Ou equipas com outras origens?Racismo descriminacao,como iriam fazer?Qdo fala do Pais aqui ao lado,efectivamente o Nosso nao tem qualquer tpo de comparacao;ou seja e Portugal no seu melhor,onde a incompetencia e a falta de visao abundam....em tudo.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Prof
O comentario anterior nao e nada contra si;tenho mta estima por Si apesar de ter perdido mtos jogos contra Si qdo era treinador do Belem nas camadas jovens e q ganhou tudo o q havia p ganhar.