terça-feira, 21 de setembro de 2010

Porque razão fazem os espanhóis um campeonato de selecções Regionais de Minibasket.

 A presença de reputados técnicos espanhóis de Minibasket no Clinic da ABL deu para todos entenderem porque razão o seu basquetebol está onde está .
Encontrei na net um excelente artigo que justifica o que é evidente a necessidade dos jovens competirem cedo e bem enquadrados.


CAMPOENATO DE ESPAÑA MINIBASKET DE SELECCIONES AUTONÓMICAS (POR QUÉ Y PARA QUÉ  SIRVE):

1º.- Es importante que existe un campeonato a nivel nacional, ya que no existe otro campeonato de este tipo y los niños empiecen a tomar contacto con una competición seria y de un buen nivel.-
2º.- Es bueno porque sirve para ver en acción presumiblemente a los 12 mejores jugadores de cada comunidad autónoma y poder seleccionar a los mejores para futuras selecciones españolas (sub-13).
 3º.- Esto que se celebre en una localidad y todos concentrados allí, es una forma de socialización buena, convivencia, respeto, unión y se respira un gran ambiente.
 4º.- Hay selecciones que tienen sus propios objetivos, competir para ganar y otras que van a competir para disfrutar del baloncesto.
 5º.- La competición hace al jugador, es decir cuánto más compita mejor, ya que de esta forma es la mejor forma para mejorar en su baloncesto.
 6º.- También van árbitros jóvenes en formación, propuestos por las distintas federaciones y esto les ayuda a mejorar su arbitraje ya que pitan muchos partidos y el árbitro igual que el jugador necesita partidos para mejorar.
7º.- Captación y seguimiento de futuros árbitros, para competiciones superiores.
8º.- Detección y selección de talentos.

2 comentários:

P.Ramos disse...

Completamente de acordo! Seria um óptimo modelo a seguir... mas continuamos "naquele Portugal" em que pensar grande custa e por isso continuamos pequeninos...
Abraço coach Mário.

Mário Silva disse...

Domingos José Coelho Martins :
Tens toda a razao Mario

Rui Gomes:
O problema dos Campeonatos de Jovens não está na competição per si. Isso os jovens fazem todos os dias, na escola, na rua (cada vez menos), na playstation (cada vez mais), mas sim naquilo que está escrito nas suas últimas palavras, BEM ENQUADRADOS!

Nuno Henrique Concordo :
plenamente professor. No meu tempo, e são momentos que não esqueço, os treinadores ensinavam-nos a lançar na passada, a driblar, a passar, a parar a um tempo, a parar a 2 tempos, enfim, os fundamentos tecnicos fundamentais. E quando chegavamos a infantis, iniciados parece-me a mim que ja jogavamos alguma coisinha.
Hoje em dia os entendidos defendem é o ensino de forma lúdica, brincando ao basquetebol, com jogos e joguinhos pré-desportivos. E depois os miudos chegam aos iniciados e não jogam nada, é a qualidade que se vê. Quanto à competição, concordo, deve haver, desde que bem enquadrada. Em tudo na vida há competição, é a competição que selecciona os melhores e os mais aptos. Os proprios miudos em jogos de rua, de playstation, jogos no 1.º ciclo, em Educação física no 2,º ciclo querem é competição, o desafio, o despique com o outro. E depois vão po basquet e é para brincar, não ha competição??? Não me parece. Desculpem meter-me nesta conversa de treinadores, mas ja ando nos basquet há uns aninhos, e o Prof. lembra-se bem como era o mini-basquet no meu tempo. Um abraço Professor.