terça-feira, 2 de abril de 2024

RODAS COMUNICATIVAS.

Não sendo possível ensinar tudo e  muito menos ao mesmo tempo, o treinador tem de construir o “caminho” adequado e personalizado para os seus praticantes. Para tal, deve estar munido de conhecimento e métodos que estimulem e permitam a aprendizagem dos jogadores à sua responsabilidade.

As rodas comunicativas são um método representativo, entre outros, que o treinador deve usar para simplificar a complexidade do jogo e a realidade da competição.

Trata-se de uma proposta de estímulo motor e cognitivo (desenvolvimento da capacidade de antecipação, atenção e memória de trabalho) vantajoso para o processo de ensino aprendizagem. Este método permite que os jogadores consigam reconhecer a situação de jogo através da simplificação, sem reduzir (mantendo os elementos essenciais da lógica interna do jogo).

Aplicando rodas comunicativas em treino, os praticantes têm a possibilidade de se aperceberem de uma maior variedade de possibilidades de respostas motoras e de tomadas de decisão. Para os praticantes, esta melhoria da perceção será útil para a melhoria do entendimento e conhecimento do jogo, com efeitos positivos na sua prestação em contexto competitivo.

Sem comentários: