segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ataque " Fan "


Entre 1970 e 1980, uma outra teoria ,que contrariava  a abordagem" Funnel " começou também a receber aceitação na defesa do PR  : "Fan defense” uma abordagem defensiva que forçava  o driblador para a linha ,retirando  assim ao ataque metade do campo  e reduzindo as opções do plano ofensivo.


Com o advento do sistema de "Fan", passava agora a ser possível :

1- Limitar as  penetrações dos bases em drible para a zona pintada 

2-Aliviar  a tarefa defensiva dos defesas interiores , agora mais focados na tentativa de desencorajar o drible da penetração.
3-Limitar a principal causa de problemas com faltas para os defensores interiores.
Os  treinadores passaram a pedir  , e quase  a implora , para que a equipa  protegesse o  meio ; "Não deixes ir para o meio ", "Desvia a bola para fora”.
Os treinadores querem que as suas equipas desviem o atacante com bola  para a linha , porque  acreditam que a linha  é um excelente defensor: não se move e está sempre no caminho do   driblador A tabela também pode dar uma  ajuda quando o  driblador vai por trás dela.
Assim a defesa “Fan” conta não só   com o defensor do portador  bola, mas também com  os defesas da ajuda, a linha final e a tabela , o que pode constituir  uma armadilha para o ataque .


Atacar a defesa "Fan " não é muito complicado , basta que o bloqueador 5 finte o bloqueio e corte nas costas do seu defesa directo.
1 ataca o cesto chama a ajuda e descobre o atacante sem oposição .
Ao mudar o lado da bola usar o extra passe.













Sem comentários: