Entre 1970 e 1980, uma outra teoria ,que contrariava a abordagem" Funnel " começou também a receber aceitação na defesa do PR : "Fan defense” uma abordagem defensiva que forçava o driblador para a linha ,retirando assim ao ataque metade do campo e reduzindo as opções do plano ofensivo.
Com o advento do sistema de "Fan", passava agora a ser possível :
1- Limitar as penetrações dos bases em drible para a zona pintada
2-Aliviar a tarefa defensiva dos defesas interiores , agora mais focados na tentativa de desencorajar o drible da penetração.
3-Limitar a principal causa de problemas com faltas para os defensores interiores.
Os treinadores passaram a pedir , e quase a implora , para que a equipa protegesse o meio ; "Não deixes ir para o meio ", "Desvia a bola para fora”.
Os treinadores querem que as suas equipas desviem o atacante com bola para a linha , porque acreditam que a linha é um excelente defensor: não se move e está sempre no caminho do driblador A tabela também pode dar uma ajuda quando o driblador vai por trás dela.
Assim a defesa “Fan” conta não só com o defensor do portador bola, mas também com os defesas da ajuda, a linha final e a tabela , o que pode constituir uma armadilha para o ataque .
Atacar a defesa "Fan " não é muito complicado , basta que o bloqueador 5 finte o bloqueio e corte nas costas do seu defesa directo.
1 ataca o cesto chama a ajuda e descobre o atacante sem oposição .
Ao mudar o lado da bola usar o extra passe.
Sem comentários:
Enviar um comentário