quinta-feira, 2 de maio de 2013

Estamos de acordo...




Caro prof. Mário silva:

Chamo-me Paulo Ramos e sou o autor daquele comentário sobre fusão CNB1-2 que deu origem à sua resposta. Sou um fiel seguidor do seu blogue, no qual você coloca sempre os seus pontos de vista e opiniões de forma bastante lúcida e assertiva, embora em alguns casos eu possa não estar em total acordo com os mesmos.
O meu comentário saiu um tanto ou quanto exagerado no tom que usei, em especial na parte final onde o acuso de falta de coerência de pensamento. A você, um homem das lutas e das reivindicações, dos 25 de Abril, dos 1 de Maio, das manifestações dos professores. De facto, muito desajustadas e descabidas, assaz até ofensivas, as minhas palavras.
Por isto lhe peço desculpa.

Apraz-me registar que no essencial estejamos de acordo quanto à reforma das competições seniores masculinas. Em relação ao meu comentário que você transcreve, vou neste momento até mais longe: acho que não há condições financeiras para uma 2ª divisão de âmbito geográfico nacional, daí que a proliga devesse ser, no meu entender, partida em duas séries (norte e sul). Teríamos então uma Liga com série única de 14-16 equipas, duas séries da Proliga com 12 equipas cada e o que restasse dividía-se por 4 séries das 3ª divisão (chamar-lhe 1ª divisão é um bocado ridículo...): norte A, norte B, sul A e sul B. As subidas depois faziam-se em cascata: o campeão da norte A e norte B subiam à Proliga Norte e análoigo para a zona Sul. 
Tendo 12 equipas em cada série da Proliga e 14-16 na Liga cumpria também um requisito que me parece fundamental: cada equipa de cada divisão acima tem de fazer mais jogos que a divisão abaixo. Ou seja, assim as equipas da Liga faziam mais jogos (pelo menos na fase fregular) que as da Proliga e análogo para a relação Proliga - 3ª divisão. Não faz sentido que, neste momento, tenhamos equipas da CNB2 a fazer muito mais jogos que equipas da Liga.
Repare que vocês, Galitos e Física fizeram 20 jogos (sem contar com outras competições), ao passo que Scalipus, Algés B, BAC, Montijo e Queluz fazem 36. E se uma destas for à final nacional faz mais um. Não faz sentido, quanto a mim. 

Mas não me quero alongar. Este mail serve apenas para lhe pedir desculpa pelo tom que usei na escrita. Respeito-o muito, gosto do modo como comenta os jogos na TV, como prepara as suas equipas, admiro o seu "arrumar de casa" na ABLisboa, o "construir de casa" em Vila Franca, e não podia deixar passar esta oportunidade para um mea culpa.

Grande abraço,
Paulo Ramos

Sem comentários: