A FPB recuou e vai manter tudo na mesma. No lugar certo (AG da FPB 31-3-2012) dei conta das minhas criticas quanto às alterações avulso que pretendiam implementar. Felizmente para a modalidade mudaram de "ideias".
Está tomada uma posição oficial por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol, relativamente à organização e estruturação das divisões inferiores do basquetebol nacional. Depois de alguns avanços e recuos, sugestões não oficializadas e várias propostas em cima da mesa, chega agora a confirmação de que tudo continuará tal e qual como está.
"Como é do conhecimento geral, apresentou a Federação uma proposta global para as competições Seniores masculinas cujo objectivo prioritário procurava ir ao encontro da redução dos custos a suportar pelos clubes. Entre as propostas apresentadas, constava a fusão do CNB 1 com o CNB 2.
Atendendo ao carácter estrutural das alterações propostas, a FPB entendeu que deveria alargar o âmbito da discussão deste tema a um vasto conjunto de entidades, nomeadamente Associações Distritais, Clubes e Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.
Das múltiplas trocas de opiniões e argumentos apresentados de parte a parte, ficou claro que a proposta apresentada estava longe de merecer o consenso das entidades que intervieram nesse processo, e muito em particular dos clubes que na presente época integraram o CNB1.
Associa-se a este facto a não aprovação da proposta de aumento do número de Clubes da Proliga de 12 para 16, mantendo na sua essência o figurino em vigor, isto é, descendo da competição da Proliga dois Clubes para a competição inferior, o que prejudica irremediavelmente a proposta de fusão do CNB 1 com o CNB 2.
Perante tal cenário, a FPB entendeu que não estavam reunidas as condições necessárias para concretizar a sua proposta.
Em suma, na época de 2012/2013 manter-se-ão as competições: CNB 1 e CNB 2.
A FPB, em conjunto com as restantes estruturas, continuará a avaliar a possibilidade de encontrar as melhores soluções competitivas que sirvam os interesses globais da modalidade."
Sem comentários:
Enviar um comentário