terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aproveitar esta oportunidade...


Acabados os Campeonatos Europeus de Selecções e com os Seniores Masculinos brilhantemente apurados para a Lituânia ,é tempo para todos ajudarem a criar medidas de fundo que levem o basquetebol nacional para um patamar superior.
Não podemos repetir os erros do Europeu de Espanha onde ao contrário de outras modalidades pouco ou nada aproveitámos dessa presença , continuando tudo na mesma.
Mesmo em tempo de crise esta é uma oportunidade única para nos mobilizarmos em torno de um basquetebol melhor.O Europeu de Seniores tem de servir para promover a modalidade e para divulgar novas ideias e novos projectos.
Tem papel fundamental o Marketing da FPB que tem de ser agressivo e seguir o exemplo do Rugby. Uma boa ajuda nesta tarefa poderia dar também a RTP com transmissões em sinal aberto que levariam a modalidade novamente a todas as casa.
O Ranking das nossas selecções mais jovens continua a apontar para o 27º lugar entre 49 países concorrentes. Os resultados contudo apontam que já não estamos longe daquilo que é um objectivo realista : disputar o grupo final de todos os escalões que dá acesso à Divisão superior.Algumas das derrotas tangenciais seriam naturalmente invertidas se aos nosso jovens fossem dadas mais oportunidades de competir internacionalmente antes dos Europeus e se aos treinadores fosse dada a hipótese de melhor conhecerem os adversários. O facto de sermos um pais pequeno não nos pode inibir de fazermos um bom trabalho. Tomemos como referência a Bélgica que ganhou o Campeonato de Sub 18 e foi 2º nos Sub 16 Femininos. E já agora não custa nada olhar para o lado (Espanha) onde está o melhor basquetebol do Continente com o tal método FEB ( com a detecção de talentos a ser feita a partir dos 11/12 anos ) que todos conhecem mas que tardam em tomar como modelo de referência, com a os naturais ajustes á nossa realidade.
O fim dos Cars e a crise não pode servir para baixarmos os braços mas sim para encontrar-mos novas soluções que nos permitam sonhar com um basquetebol melhor.
O apoio aos clubes por parte da FPB tem de ser real , já que sem eles não temos jogo.
Temos de mostrar ao Estado e aos governantes que vale a pena apostar no desporto , e nada melhor que aproveitar esta onda positiva.
Como treinador e como Delegado da AG da FPB deixo aqui o alerta , da minha parte vou continuar a  estar atento e a dar o meu modesto contributo sempre que o solicitem...



26 comentários:

Marco Calado disse...

Caro Professor Mário Silva...
Antes demais, gostaria de lhe dizer (apesar de tardiamente) que de todas as intervenções que ouvi no Clinic de Portimão deste ano, a sua foi a melhor, e foi a que se encontrava mais virada para a temática em questão.
Em relação ao que coloca aqui neste post, penso que uma das maiores lacunas existentes no basquetebol português, é a falta de oportunidades para os treinadores mais jovens e com novos métodos de trabalho. E digo isto, pois uma vez que se fala tanto em Novas Oportunidades, neste tema a FPB é "Velha do Restelo" (e puxo um pouco a brasa à minha sardinha).
Por outro lado, penso que a FPB deve modernizar-se em tudo, desde ao nível das acessibilidades, como em funcionalidades, assim como em aproximar a modalidade aos mais novos, à semelhança do que faz o FPVoleibol, que com o projecto do Gira-Vólei conseguiu atrair milhares de crianças e jovens a um encontro nacional, dando (como é óbvio) as condições necessárias para a prática do voleibol nas escolas do primeiro ciclo (e isto é só uma amostra).
Torna-se também urgente, alterar a forma dos campeonatos e acessos aos mesmos, não sendo por "demonstração de interesse", mas sim por mérito próprio. Ou seja, comecemos dos Regionais. Os atletas Séniores ganham uma competição Regional ganhariam o direito a participar no ano seguinte na CNB2 correspondente à sua zona. Caso esse clube não quissesse apurava-se o 2.º classificado. Isto tornava o basquetebol mais "PURO" e mais competitivo, pois essa competição iniciava-se logo nos Distritais ou Regionais e não só apartir da CNB2 (que diga-se de passagem, conheço equipas de Distritais que faria muito boa figura no CNB2).
O mesmo aconteceria com as Taças das respectivas Associações!
Outra das ideias poderia passar por fazer Campeonatos Regionais/Nacionais de forma a que os amadores podessem jogar, participar, conhecer outros tipos de basquetebol e não observá-los só na TV (coisa que já nem sequer acontece, e é mais uma nota da inércia da FPB junto dos órgão de comunicação social - isto a meu ver é claro).
Para terminar, dizer que sigo atentamente todo o basquetebol em Portugal e no estrangeiro e desejar-lhe os maiores sucessos no seu novo projecto enquanto treinador... (contrariando-me um pouco... ) ;P

Jomar disse...

Pôes uma velinha!! E resolves o problema!

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=6816545424&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=36191

Mário Silva disse...

Gdemam Basquetebol
Concordamos ;)
Penso que se deveria remodelar muitas competições (o que ainda não aconteceu)
Supostamente o Mário Palma iria acompanhar de perto os trabalhos dos CN's (mas parce que não vai haver) e ele vai para Angola.
Com os CN a findarem ganharão mais importância as selecções distritais?

Anónimo disse...

Nuno Oliveira
O basquetebol português tem que evoluir de uma vez por todas

Anónimo disse...

João Pedro Macedo
a transmissão em sinal aberto não é obrigatória por lei?

Anónimo disse...

Luis Marinho
Cada federação é responsável pela venda dos direitos de transmissão da modalidade

Anónimo disse...

Joaquim Fernando Fontes Rosa
Isso do "Serviço Público" da RTP tem muito que se lhe diga...!? As transmissóes directas têm de ser pagas à RTP...Porque não seguirmos o exemplo de outras modalidades que para transmissão dos seus jogos arranjam Patrocinadores que pagam esse "Serviço Público"?

Mário Silva disse...

Basquetebol Bac
E porque não criar um canal televiso exclusivo para as ditas modalidades "amadoras" ? É uma questão prática, não estará na hora das diferentes federações se unirem e pensarem sériamente nesta possibilidade? O investimento pode e deve ser pago pela publicidade e pelos respectivos assinantes por cabo. Deixamos a ideia no ar em prol do desporto mais ou menos esquecido.

Mário Silva disse...

Basquetebol Bac
E porque não criar um canal televiso exclusivo para as ditas modalidades "amadoras" ? É uma questão prática, não estará na hora das diferentes federações se unirem e pensarem sériamente nesta possibilidade? O investimento pode e deve ser pago pela publicidade e pelos respectivos assinantes por cabo. Deixamos a ideia no ar em prol do desporto mais ou menos esquecido.

Anónimo disse...

Artur Coelho
A nossa modalidade Mario está mal entregue, precisamos de outra gente a comandar esta maravilhosa modalidade que eu me dediquei de alma e cora ção. Custa-me me vêr as pessoas que não prestam à frente do meu Querido Basket. Um abraço Amigo

Anónimo disse...

Gi Duarte
A quando da abertura da SporTV3 foi noticiado que seria um canal para as modalidades amadoras e para o desporto escolar. Tal não se verificou. Mas o que esperar de uma comunicação social que até corta as declarações do presidente da FPB, sobre a prestação das seleções da formação, no fim do comentario sobre o apuramento.

Anónimo disse...

Gi Duarte
E já agora porque é que a RTP este no aeroporto para a chegada dos Sub-20 de Portugal (futebol) e não ficou para a chegada das Sub-16, tinha ficado bem, são serviço publico, pago por todos, não é?

Anónimo disse...

Gi Duarte
Porqué é o canal de desporto do SAPO não fez nenhuma referencia ao campeonato europeu, nem masculino, nem feminino, tambem tinha ficado, bem ... e já agora uma noticia sobre a ida da Michelle Brandão para os USA, grande conquista... não admira que o Benfica(em futebol) tenham entrado em campo na primeira jornada sem portugueses !!! Já que é assim que tratamos os nosso atletas, aqueles que se esforçam por amor à camisola, e correm atrás dos sonhos, com a cruz de dristo ao peito !!! Dá que pensar não ..

Anónimo disse...

Pedro Ventura
Os canais de televis~~ao em Portugal ficaram para mim classificados, a partir do dia em que interromperam os ultimos minutos de decisão de um campeonato, para não perder o inicio de um... boavista-gil vicente.

Anónimo disse...

Gi Duarte
E nos jogos da Lusofonia, não transmitiram a final feminina em que por acaso Portugal foi campea !!! Apesar de sabermos que são remunerados, que expressar o meu apoio a todos os seleccionadores (distritais e nacionais), porque trabalhar com estas condições deficitarias exige sempre muito esforço, e deles ninguem fala !!

Anónimo disse...

Artur Coelho
Devia-se fazer um baixo assinado para correr com essa gente que tem ordenados chorudos´. A maior parte deles n-ao foram nada no nosso querido Basket...

Anónimo disse...

Carlos Martins Pires
Pessoal ... não necessitamos de diagnósticos ... destes há-os às paletes ... necessitamos de ideias, de inovação ... mas não mandem só "bocas" ... identifiquem-nas e expliquem o porquê e paraquê, quando, onde e como ... obrigado Mário pelo mote!

Anónimo disse...

Artur Coelho
Deve têr tacho ou à espera dele de certeza. Fui muinto grande nesta modalidade e não lhe dou mis confiança

Anónimo disse...

Artur Coelho
Deve têr tacho ou à espera dele de certeza. Fui muinto grande nesta modalidade e não lhe dou mis confiança

Anónimo disse...

Artur Coelho
Tem todo o meu apoio amigo, asverdades são para se dizerem. Essas ditas pessoas não saiem só corridas. Bem meu amigo.

Anónimo disse...

Fernando Gomes
Depois de 2007 ficaram à espera na FPB que todos os miúdos e miúdas viessem à procura de clubes e equipas para jogar basket, enquanto que as outras modalidades vão ter com a miudagem para os aliciar...

Enquanto não tivermos jogos a passar em canal aberto, preferencialmente também da NBA, Universitários ou até mesmo do Campeonato Espanhol, os miudos nem vão saber que a modalidade existe.

Importante investir em força no Desporto Escolar e também nos 3x3 no Verão para o pessoal não parar e aparecer gente nova.

Mas isto são coisas para o Departamento de Marketing da FPB desenvolver, que é pago para isso.

Mas se tivemos a Ticha a jogar ao mais alto nível durante mais de 10 anos e nada se fez para capitalizar a sua imagem...

Anónimo disse...

Fernando Gomes
Depois de 2007 ficaram à espera na FPB que todos os miúdos e miúdas viessem à procura de clubes e equipas para jogar basket, enquanto que as outras modalidades vão ter com a miudagem para os aliciar...

Enquanto não tivermos jogos a passar em canal aberto, preferencialmente também da NBA, Universitários ou até mesmo do Campeonato Espanhol, os miudos nem vão saber que a modalidade existe.

Importante investir em força no Desporto Escolar e também nos 3x3 no Verão para o pessoal não parar e aparecer gente nova.

Mas isto são coisas para o Departamento de Marketing da FPB desenvolver, que é pago para isso.

Mas se tivemos a Ticha a jogar ao mais alto nível durante mais de 10 anos e nada se fez para capitalizar a sua imagem...

Anónimo disse...

Gi Duarte
Olá Mario,

Gi escreveu: "Não posso contribuir directamente para o desenvolvimento da modalidade, pois não passo de uma mãe de jogadores e apoiante da modalidade, mas se tiverem necessidade de apoio para alguma iniciativa em que eu possa participar ou ajudar, o Mario J. F. Silva, sabe que pode contar comigo, se formos muitos dos pequenos a unirmo-nos talvez se consiga uma grande realização. Sempre ao dispor, cumprimentos."

Anónimo disse...

Gi Duarte

‎"No site da Comercial"
Nenhuma comunicação social fez referencia ao campeonato europeu de basquetebol, nem masculino, nem feminino, tinha ficado, bem ... e já agora uma noticia sobre a ida da Michelle Brandão para os USA, grande conquista...
É assim que tratamos os nossos atletas, aqueles que trabalham por amor à camisola e correm atrás dos sonhos.
A RTP e a SportTV3 não transmitiram um jogo de todos os 6 Campeonatos.
Vamos mudar a comu...nicação social, começando pelo mais simples, respeitar as associações, os clubes e o mais importante os atletas… dando o mínimo de atenção ao seu árduo trabalho…
Porque não a comercial, criar um movimento "Comercial na Tabela" e recrutar novo atletas para a modalidade, se alguem pode faze-lo são vocês, acreditem ...
Entrem em contacto com os clubes que de certeza apreciariam esta iniciativa...

Anónimo disse...

César Luis
Olá Mario,
César escreveu: "A cultura do Basquetebol tem que ser fortemente divulgada. Para tal é muito importante espalhar Cestos de Basquetebol pelas ruas de forma a que os miudos começem bem cedo a brincar ao Basquetebol.Foi assim na minha rua quando éra criança, mas agora em adulto o cesto esta por lá e é ve-los ao final do dia a brincarem ao Basquetebol.Abraços"

Luis Gameiro disse...

É com decisões destas que o nosso basquetebol não vai melhorar de certeza!!!!
Inscrições para esta época 2011/12
- Treinador Estagiário: 10,00 €.
- Treinador Nível 1: 20,00 €.
- Treinador Nível 2: 30,00 €.
- Treinador Nível 3: 100,00 €.
Para quê estarmos mais qualificados e investirmos o nosso tempo e dinheiro em cursos e clinic´s, para depois tomarem decisões que não lembra a ninguém.
É por isso que os nossos escalões de formação têm cada vez menos treinadores qualificados para o ensino da modalidade e a própria FPB fomenta que aparecam inclusivé treinadores a dirigir jogos e treinar equipas que nem sequer têm carteira que lhes permita fazerem-no, mas eles lá estão inscritos como bons dirigentes para contornar a lei!
A ver vamos se o basquetebol vai melhorar, espero que não seja mais uma passagem éfemera como foi o Europeu em Espanha e para isso era importante que os treinadores tomassem consciência que é importante uma Associação Nacional de Treinadores forte e com voz activa e inscreverem-se como associados para podermos discutir os problemas da modalidade e avançar.
Vamos esperar para ver.
Abraço
Luis Gameiro