segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A arte de bem defender...

Tenho seguido com redobrada atenção o campeonato da NCAA (Espn America) , particularmente no que diz respeito à equipa de Kentucky (Calipari e o seu ataque DDM).
Contudo muitas outras equipas se destacam como por exemplo a nº 1 Texas que faz da defesa em meio campo a sua principal arma . Com uma defesa colectiva conseguem pressionar todas as linhas de 1º passe.
O filme e alguns “clips” ajudam a entender melhor a forma como a executam . Curiosamente não divergem muito da clássica de defesa de Duke (Mike K) com a grande vantagem de terem jogadores mais fortes atleticamente o que lhes permite pressionar sempre a bola e os jogadores.




Tudo começa com a sobremarcação aos jogadores do perímetro. Os “Longhorns” sobremarcam todos os jogadores do perímetro mesmo os que estão perto da linha de meio campo.


Nesta sequência, o defensor de Texas coloca a mão e o corpo na trajectória do atacante e não lhe permite ir buscar a bola à mão .
O atacante não perdeu a bola foi obrigado a jogar de forma diferente.






Recuperar (Recover)
O maior problema com este tipo de defesa agressiva é que fica muito vulnerável aos cortes nas costas (backdoor). Contudo os jogadores de Texas estão bem treinados são atléticos e conseguem recuperar rapidamente a posição e a bola. Sobremarcam forte e recuperam ao mesmo tempo.(deny hard, and recover )




Ajuda (Help)
Finalmente, é quase impossível ter uma defesa individual sólida se não tivermos uma atitude colectiva . Texas funciona particularmente bem quando o defesa ao portador da bola sé ultrapassado , reagindo como um bloco na tentativa de parar a bola.

1 comentário:

Pata Negra disse...

Caro Mário Silva
Sabendo-o conhecedor da NCAA, será que não poderia dar a sua opinião?
http://basquetebolamodadoporto.blogspot.com/2010/01/january-madness.html