quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O base Ty Lawson derrotou a defesa de Duke




A rivalidade entre UNC e Duke permanece intacta até aos dias de hoje. Não importa quem no final ganha o campeonato ,o mais importante é ganhar este jogo.

A versão de 2009 , que tivemos oportunidade de ver, teve um novo herói : o pequeno base Ty Lawson que na segunda parte destruiu por completo a defesa contrária ( 101-87).

A defesa M2M de Duke é de todos conhecida . Defendem de forma agressiva o portador da bola e sobremarcam as linhas de 1ºpasse. A solução para ultrapassar este problema passa por atacar o cesto . Para isso devemos recorrer aos cortes nas costas ou à utilização do drible de penetração .
Com Lawson a ser pressionado muito de perto , por Nolan Smith , as dificuldades foram sendo cada vez maiores para Duke.

Sempre que NC recorreu ao bloqueio directo, a resposta da defesa de Duke foi trocar (“hard switch”) mas as dificuldades no ajuste deram sempre vantagem ao base que fazia apelo ao "crossover" e entrava na área pintada para marcar cestos fáceis em layup,Saídas pelo lado contrário do bloqueio tiveram também sucesso ,já que o defesa directo, Paulus, defendia também muito perto e era lento a reagir .
Surpreendente a passividdae do Coach Mike Krzyzewski que nunca encontrou o ajustamento correcto . A troca poderia ser efectivamente uma boa solução desde que quem ficasse com o portador da bola desse espaço aguardando pelo base dentro da área pintada . Passar para a zona , está for a de questão, já que não faz parte do plano de jogo do coach K.
O que é certo é que defendo tão mal como o fizeram na segunda parte só poderiam ter um resultado no final : a derrota.

Agora que tempos acesso em directo a estes encontros , alguns dos nossos mitos vão também caindo. Afinal Roy Williams e o Coach K também se portam mal com os árbitros. Um atirou o casaco para o chão e o outro passou o jogo todos a “arbitrar”….


Watch UNC's Ty Lawson Shreds Duke's Vaunted Defense  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

Sem comentários: