terça-feira, 15 de abril de 2008

O Ataque de Kansas


O ataque de Kansas (Bill Self), campeão da NCAA, é um dos mais populares mas ao mesmo tempo complexo ao nível do basquetebol universitário.
Os movimentos são semelhantes aos do ataque "Swing ",de Bo Ryan(Wisconsin).
Self já tinha utilizado este ataque em Tulsa, Illinois e Kansas , dizendo que apenas necessitava de quatro dias para o ensinar aos jogadores. A minha experiência diz que tal é dfificil já que para aprender o "Hi lo" requer alguma paciência e muitas repetições .

Setup:
O ataque joga com três atletas por fora e dois por dentro.O idial é ter quatro atletas para a rotação no perímetro.O ataque permite isolar ,dentro , o poste para jogar 1x1.
Self tem algumas regras simples para os postes:

-O poste que abre no perímetro é o do lado contrário da entrada da bola
-Quando muda o lado da bola o poste que está no perímetro corta para o lado contrário (bloqueia para o companheiro do perímetro).
- Se a bola entra no poste baixo o poste do perímetro faz bloqueio "stagger! para o jogador do canto contrário á bola.
Estas são as regras do poste baixo. O ataque tem também regras para as acções do lado fraco.

Hi Lo:
O movimento chave é a subida do poste do lado contrário da bola.
O5 recebe a bola e olha para o corte interior de 04.
O ataque reage á oposição defensiva. Ler a defesa.Marcam pela frente o poste baixo ? fazem 2x1 ? O ataque reage em conformidade.

Ball Reversal:
Quando a bola muda de lado o poste do lado da bola vai bloquear o outro poste (cross block screen). Se a bola não entrar no poste baixo entra no poste do perímetro (Hi Lo),

Sem comentários: