sexta-feira, 21 de março de 2008

Obama, o democrata do garrafão




O Senador Obama , que tenta chegar à presidência dos EUA, jogou basquetebol na Occidental University

A disputa entre os democratas para a presidência da nação mais poderosa do mundo divide opiniões nos Estados Unidos. De um lado, Hillary Clinton. Do outro, Barack Obama que continua humilde tal como era quando jogava basquetebol na Occidental University. O seu cunhado, é Craig Robinson, técnico da mesma modalidade na modesta Universidade de Brown.

A paixão de Obama pela bola laranja é antiga. Numa entrevista recente , contou que jogou basquetebol nas manhãs das eleições prévias dos democratas na Carolina do Sul e no Iowa. Por outro lado, quando perdeu em New Hampshire e Nevada, não treinou . A partir de então, passou a ser regra na campanha: em dias de votação, o senador passa no campo para fazer uns lançamentos com a sua equipe.
A carreira basquetebolística de Obama foi maior do que parece. No colégio, jogou pela Punahou, do Havaí, onde se destacou até 1978. Nos dois anos seguintes atuou pela Occidental (Califórnia), Universidade da divisão III da NCAA (a liga universitária norte-americana), onde foi o líder em pontos da equipe antes de se transferir para Columbia University, pela qual se formou em ciências políticas com ênfase em relações internacionais.
Quando perguntaram ao treinador se o nº 23 tinha talento disse : " Mesmo com algum exagero, o canhoto Obama tinha o mesmo estilo de jogo de George Gervin (famoso jogador San Antonio Spurs da década de 70). Aficionado pela modalidade, não é de se espantar que o candidato, tenha recebido adesões e doações financeiras de, entre outros, Phil Jackson (ex-treinador do Chicago Bulls de Michael Jordan, agora nos Los Angeles Lakers), Baron Davis (ídolo californiano que actualmente joga nos Golden State Warriors) e do ex-jogador Charles Barkley (eleito pela NBA como um dos 50 maiores da liga em todos os tempos).

Caso Obama chegue à presidência americana, a irmã de Craig Robinson, ex-jogadora da Universidade de Princeton, garante que a festa da posse será no mesmo palanque da Universidade de Brown onde o marido iniciou a campanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom artigo!