segunda-feira, 16 de abril de 2007

A Ovarense é candidata…


Ao recrutar, para esta época, jogadores e treinador com vasta experiência na Liga e com hábitos de vitória, não surpreende que o conjunto da Ovarense tenha dominado na Fase Regular (apenas 5 derrotas em 32 jogos), e que seja apontado como forte candidato a revalidar o título de campeão.
Um dos pontos fortes do conjunto de Luís Magalhães é o contra-ataque, nomeadamente nos jogos em casa. A defesa agressiva (é a equipa que mais bolas rouba: 11,2 por jogo) e o domínio claro da sua tabela (comanda com 22,7 ressaltos defensivos) facilitam a tarefa de quem quer jogar de forma rápida e eficaz.

Muito do sucesso da transição passa pelas mãos dos bases Nuno Manarte (nº7) e Cordell Henry (6), os principais receptores do primeiro passe e os grandes dinamizadores desta acção, onde Luís Magalhães “perde” muitas horas a ensiná-los a tomarem boas decisões.

O pequeno norte-americano faz uso frequente do seu drible de progressão, de forma explosiva, a que junta uma boa capacidade de leitura de jogo, que lhe permite alimentar com simplicidade Ben Reed (11) e Shawn Jackson (5), que preenchem os corredores laterais para lançar do perímetro ou jogar 1x1.

Na Ovarense, todos participam nesta acção, com os mais altos a terem papel de relevo, o que obriga os adversários a terem de se preocupar com todos os jogadores, porque todos ele são armas ofensivas. Todos e cada um dos jogadores devem constituir uma ameaça para a defesa. É por aqui que passa muito do sucesso da transição da Ovarense.

Élvis Évora (4), Gregory Stempin (15) e Miguel Miranda (14) não só ganham ressaltos, como correm de forma determinada no corredor dos “trailers”, ganhando posições de fácil concretização. Surpreendem tudo e todos quando optam por sair em drible pelo corredor central, de forma a tornarem vulnerável a defesa contrária.

As eliminações surpresa, na Taça da Liga e Taça de Portugal, e as últimas derrotas na Liga deixam esperanças aos outros candidatos. A “receita” para limitar a Ovarense no seu contra-ataque é de todos conhecida e passa necessariamente por:

- Uma boa gestão do tempo de posse de bola;
- Selecção de lançamento;
- Atacar a pensar na defesa;
- Participação activa no ressalto ofensivo;
- Organizar a recuperação defensiva.

Veja alguns exemplos do contra-ataque da Ovarense.

Sem comentários: