sábado, 29 de maio de 2010



Mais uma ACF muito concorrida. Estamos no bom caminho . Temos jovens treinadores interessados em aprender. Eu limito-me a fazer o que já tinham feito comigo os "velhos" treinadores : transmitir os conhecimentos...

Zonas Match Up

20223702 Temple Matchup Zone

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Feedback positivo


Tenho felizmente recebido muitos feedbacks positivos das acções de Formação que um pouco por todo o país vou fazendo. A acção do Barreiro não é excepção . Junto um dos últimos mails recebidos:
"Viva prof. Mário Silva,
A sua acção de formação no Barreiro foi muito útil para o trabalho que tenho tentado desenvolver com os meus Sub16 no BAC, em Almada. Quando comecei a trabalhar com esta equipa, no início do ano, notei que era um grupo de miúdos com poucos anos de basket. Há quatro ou cinco jogadores que têm mais de quatro anos de práticas mas os restantes 10 ou 11 começaram tarde e têm ainda muito para aprender. É uma equipa relativamente baixa, com apenas um jogador próximo de 1,90 e dois ou três bases/extremos com bons fundamentos e rápidos. Falei sobre isso com o prof. Fontes Rosa e ele indicou-me o ataque AASAA, que me pareceu logo muito interessante, por ser tão "fora da caixa".
Fui ao seu site (o qual tem sido uma óptima fonte de informação, pelo que lhe agradeço) e andei pela net a recolher informações. Fiquei a conhecer melhor o ataque, pelo que pus em prática o DDM com esta equipa. Apostei muito no reforço dos skills ofensivos. Muitas horas no início da época foram passadas a treinar fintas, arranques, drible e lançamentos na passada. Apesar das deficiências técnicas, o grupo foi ganhando mais capacidades ofensivas e é precisamente aqui que quero chegar. O valor deste ataque, numa equipa de formação, parece-me ser o de "obrigar" o jogador a ser ofensivo. Todos os jogadores têm que atacar o cesto, criar movimento, dinâmica e depois decidir em função do que acontece na defesa. Isto tem permitido ao grupo que treino aprender não só a usar os fundamentos ofensivos em jogo como também a ler a defesa, a tomar decisões, a ser criativo, a ver onde estão as vantagens e a assumir cada vez mais o cesto.
É claro que nada disto é instantâneo e o ataque DDM, apesar de simples nos princípios, é difícil de implementar em jogo, porque os jogadores estão habituados a outro tipo de movimentos e, acima de tudo, a ter menos liberdade/responsabilidade na altura de decidir, mas na segunda metade da época tenho visto bons momentos durante os jogos o que me indica que alguma coisa estão a aprender.
Bom, depois desta espécie de relatório, acabo a agradecer-lhe o tempo que tem dedicado a ensinar basket e todo o trabalho que tem tido para que outros treinadores tenham acesso a estas e outras ideias sobre o basket.
Um abraço,
Gonçalo Ferreira"


O ensino e o basquetebol sempre me ocuparam : gostava de colaborar mais mas infelizmente a ENB acha que depois de ter leccionado durante mais de 15 anos os Cursos de nível 2 e 3 , tenho agora que me limitar aos cursos de nível 1...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Já sou Delegado...




Esta segunda-feira, pelas 14.30 horas, 12 dos 56 Delegados que, por inerência ou eleição, compõem a Assembleia Geral da FPB tomaram posse, em acto presidido pelo Dr. Armando Rocha e realizado no Salão Nobre da Sede da Federação Portuguesa de Basquetebol. Os restantes delegados deverão tomar posse no próximo dia 5 de Junho, dia em que se realizará a eleição dos orgãos sociais da FPB.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O ataque "AASAA/DDM"


Dia 24 de Maio pelas 20,30 (2ª feira) no Pavilhão do F.C.Barreirense abordei o tema "Ataque AASAA/DDM", a exemplo do que venho fazendo noutras associações do país.

Anexo o meu livro sobre o ataque em questão...

DDM MSilva

quarta-feira, 19 de maio de 2010

É por estas e por outras que não desisto...


Recebi mais um email que faz com que continue nesta luta pelo basquetebol , procurando dar aos outros o mesmo que me deram a mim...


"Gracias por su mail.
Aunque no lo crea conozco su trayectoria, como treinadores usted junto con Jorge Araujo eran los principales referentes en Portugal. Durante años seguí la Liga Nacional porque en Orense podemos sintonizar Tv Portugal (Rtp; Sic; Tvi), también asistí a varios clinics en Portugal (Aveiro, Porto, Maia; Barreiro perto de Lisboa, etc).

Con respecto o seu site e blogue mis palabras son sinceras, pude aprovecharme dos seus apontamentos para o estudio da defensa zonal de Jim Boheim e do DDM de Memphis.
Le animo a que siga haciendo esa magnífica labor de difusión del baloncesto y de compartir sus conocimientos, sus experiencias y sus reflexiones con todos nosotros.

Un abrazo

Enrique Fdez-Mtnez"

terça-feira, 18 de maio de 2010

Clinic MiniBasket em Ourense



Con la II Escuela de Verano para Entrenadores de Minibasket ofrecemos a los entrenadores y a las personas afines al baloncesto una oferta de cursos de formación permanente que les permitan abordar todos los desafíos que se plantean durante la formación de los niños en la iniciación deportiva. Esta formación no sólo debe aportar un conocimiento teórico de aquellos aspectos más relevantes para entrenar con jóvenes deportistas, sino que debe complementarse con experiencias de tipo práctico, en la que se aplique el conocimiento presentado.

En esta línea se plantea este curso siguiendo el siguiente esquema general por cada sesión:

Sesión Teórica para un conocimiento teórico básico a modo de introducción.
Taller Práctico para diseñar y organizar las tareas en la sesión de entrenamiento.
Posteriormente realizar la Práctica en Pista aplicando los contenidos y las tareas anteriores.
Finalizar con una Mesa Redonda/Coloquio con el objetivo de obtener conclusiones o resolver dudas.

Clinic com Xavi Pascual






Recebi um mail deEnrique Fernández, treinador espanhol e coordenador técnico do Clinic de Orense. As inscrições estão abertas aos treinadores portugueses.

Para contactar:

Tlfno: (988) 24 70 21
Fax: (988) 23 93 01
E-mail: deportes@depourense.es

Mundo - Juiz Baltazar Garzón foi homenageado em Paris - RTP Noticias, Vídeo


Mundo - Juiz Baltazar Garzón foi homenageado em Paris - RTP Noticias, Vídeo

A minha filha esteve lá , já que estuda nesta Universidade e tem uma "costela" revolucionária...

domingo, 16 de maio de 2010

Desporto Escolar



Escola Alves Redol em 3º nos Regionais de Iniciados Masculinos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Acções de Formação


Sempre que me convidam eu vou...

Dia 24 de Maio pelas 20,30 (2ª feira) no Pavilhão do F.C.Barreirense vou abordar o tema "Atque AASAA/DDM" e no dia 29.05.10,sábado,no Lumiar , entre as 09h30 e as 12h30 integrado no Plano de Formação de Treinadores da ABL,participo na 2ª Parte da 3ª Acção de Complemento de Formação para os Formandos do Curso XXIV e XXV de Treinadores de Nível 1 ,com o tema : A Defesa Zona Match Up

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Alongamentos dinâmicos

"Warmups" e "dynamic stretching" são palavras conhecidas de quem estuda os desportos colectivos. As rotinas de aquecimento de Maryland e Duke são dois bons exemplos da matéria.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eleito delegado à Assembleia da FPB




Concluído o processo eleitoral, com a divulgação dos Delegados à Assembleia Geral eleitos em representação de Clubes, Jogadores, Juízes e Treinadores, procede-se à divulgação da listagem de todos os Delegados à Assembleia Geral, incluindo os Delegados por inerência, nos termos dos Estatutos.


Fico obviamente satisfeito , por múltiplas razões , por ter sido eleito .
Agradeço aos colegas treinadores que de forma independente votaram em mim.

Delegados em representação dos treinadores:
José Manuel Guerreiro Martins Salgueiro
Mário Jacinto Ferreira da Silva
Paulo Alexandre Pinto Martins da Neta
Pedro Emanuel Ançã Almeida Cura

A Tomada de Posse dos Delegados à Assembleia Geral da F.P.B. está marcada para o dia 24 de Maio de 2010, às 14 h 30 m, na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol.