terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma boa prenda de Natal...

É por esta e por outras/os como tais que não deixo o basquetebol...






segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Saída de pressão eficaz...

Acompanho , faz já muitos anos , com particular interesse , a competição da NCAA. Em cada jogo encontro matéria que merece estudo atento.


Deixo uma saída de pressão que ajudou claramente a resolver o jogo (Kentucky- N.Carolina )





Jogar de iPad na mão

Não acompanho com regularidade a NBA mas já sabia da utilização dos IPads na Liga.
O Márcio Martins no seu blogue (http://www.setevintecinco.blogspot.pt ) publicou um artigo que transcrevo:
"Há muito que as equipas da NBA (como tantas equipas e atletas profissionais dos mais variados desportos) recorrem às mais variadas e avançadas tecnologias para melhorar o rendimento dos seus jogadores. Seja nos métodos de treino, na preparação física, na análise estatística, no scouting ou na recuperação de lesões, as equipas e os jogadores armam-se de tudo o que os possa fazer melhores e lhes possa dar vantagem sobre os restantes.
E as sessões de filme são um dos recursos há mais tempo usado por todas as equipas. Nos treinos, antes ou depois dos jogos, para ver o que fizeram bem, o que fizeram mal e o que têm de corrigir, o vídeo é uma parte integral do treino e uma ferramenta que faz parte do dia-a-dia de qualquer equipa e jogador.
Mas agora os Blazers levam-na um passo mais à frente. Se já viram algum jogo da equipa esta época, já devem ter reparado (e se não viram, reparem quando virem): nas paragens de jogo, entre os períodos,  jogadores dos Blazers de iPad na mão a ver imagens desse mesmo jogo.
LaMarcus Aldridge, por exemplo, diz que no fim do 1º período gosta de ver imagens dos minutos iniciais. Diz que costuma ver os seus primeiros lançamentos (e as situações em que e como aconteceram) e de ver como a outra equipa o está a defender e, se estiverem a fazer 2x1, de onde estão a vir as ajudas e quem fica sozinho.
É obvio que o vídeo é muito útil e uma óptima ferramenta de aprendizagem. Para muitos jogadores (e para muitas pessoas), é mais fácil aprender de forma visual do que com conceitos abstractos e é mais fácil explicar situações de jogo e jogadas através de imagens do que através de palavras ou desenhos. Mostrar é, normalmente, melhor do que dizer. 
E as sessões de vídeo são uma das maiores fontes de aprendizagem dos jogadores. Por isso, ter a oportunidade de o fazer durante o jogo e fazer ajustes em função do que se vê só pode ser bom.  Como diz LaMarcus Aldridge, "vídeo é sempre útil, por isso, claro que ver vídeo do jogo que estás a jogar é muito útil e permite corrigir coisas instantaneamente."
Com os avanços tecnológicos e a acessibilidade e portabilidade que os tablets permitem, era uma questão de tempo até alguém encontrar uma forma de usar essa tecnologia. Os Blazers adiantaram-se à concorrência. E com o sucesso que estão a ter esta temporada, a moda é capaz de pegar.



sábado, 21 de dezembro de 2013

Duke dá iPads aos jogadores…

As novas tecnologias nunca me atrapalharam ( ser Engenheiro deve ter ajudado...). Estou agora focado no iPad e cada dia me surpreendo mais com o que vou descobrindo, nomeadamente no que diz respeito ao basquetebol. Fica aqui uma primeira informação:

A Universidade de Duke foi a pioneira das equipas de  basquetebol da  NCAA no uso do Ipad , uma mudança radical relativamente ao tradicional livro (PlayBook) que serve de guia a todos  .  
Os jogadores estudam ,agora ,os adversários nos iPads (64 GB) consultam os múltiplos  relatórios do “Scouting”, tomam notas , estudam nos filmes equipas e jogadores  , e consultam horários e estatísticas. Todos os conteúdos vão sendo regularmente utilizados de forma a preparar a equipa para todas as eventualidades. 
"O programa de Duke sempre procurou dar aos  jogadores e  Staff os melhores recursos . A introdução dos iPads é mais um passo nessa direcção ", disse o treinador adjunto Steve Wojciechowski. "Esta nova tecnologia vai ajudar a que sejamos ainda mais eficiente e produtivos  , levando a comunicação a um nível superior . Estamos muito animados com este novo desafio  ao nosso trabalho do dia a dia. Conseguimos melhorar o "scouting" , a análise de vídeo , a agenda das actividades  e  a preparação dos jogos".
Duke  que  tem um dos mais bem sucedidos programas da historia do  basquetebol universitário  ,recruta os melhores jogadores jovens (no próximo ano vai ter mais algumas  “estrelas” do High School “ ) com  o recurso aos Ipads vão ganhar mais eficiência o que pode ajudar ainda mais no recrutamento.


Cada novo iPad 64  custa  cerca de 800 Euros , supondo que compraram para 12 jogadores e quatro assistentes técnicos , Duque teria desembolsou à volta de 12.800 Euros com a nova tecnologia ( coisa pouca para quem tem muito dinheiro ).  
Os jogadores só podem usar os iPads , enquanto continuarem na equipa , já que os mesmos são propriedade da escola .Podem contudo comprá-los pelo valor de mercado ,após a formatura , se o  desejarem . Além de usarem para o basquetebol , também os podem usar nos trabalhos escolares e   entretenimento pessoal .

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Acabou por não vir...

Na época passada muitos foram os jogadores que por uma razão ou por outra acabaram por não integrar a minha equipa na Liga. O norte americano Steven Weingarten foi um deles. Joga agora na NBADLeague (Delaware) com registos significativos.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ANTB cumpre o seu papel...

Mesmo em tempo de crise os treinadores cumprem o seu papel. A ANTB e a ENB dinamizam ,um pouco por todo o país , encontros com os treinadores , o que motiva regiões muitas vezes ignoradas.
Ao longo dos anos tenho sempre ajudado quem me pede ajuda. Muitos são os treinadores que via mail trocam comigo impressões.  Um dia destes volto à estrada ...

sábado, 7 de dezembro de 2013

AG da FPB

Compromissos de última hora impossibilitaram a minha presença na AG da FPB.
Gosto de opinar  nos locais certos , criticando ou não o que está em discussão, como sempre tenho feito nas AG. Li com cuidado o Plano de Actividades e mais uma vez conclui que temos mais do mesmo e nada de novo nem de melhoria se espera esta época. Relativamente ao ao Orçamento o mesmo foi enviado de pernas para o ar. Imprimi algumas folhas mas como não domino a matéria fiquei quase na mesma.
Resumindo é tempo de darmos o lugar  a outros de preferência jovens, com ideias e vontade de trabalhar.
Como era de prever ...está tudo bem.
assembleia
"Realizou-se no Sábado passado a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Basquetebol. O Plano de Actividades e o Orçamento da FPB para 2014 foram aprovados sem votos contra." 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

As velhas tabelas do Imortal...



O amigo Luis Miguel Modesto escreveu:
"Este foi o ultimo dia que as tabelas onde muitos de nós marcamos cestos tiveram montadas, chegou ao fim a "vida" de um equipamento que "viu" á sua frente alguns dos melhores jogadores nacionais e estrangeiros que jogaram em Portugal. Nomes como Paulo Sérgio, Paulo Almeida, Armando Mota, Francisco Oliveira, Carlos Lisboa, José Carlos Guimarães, Henrique Vieira, Jean Jaques, Mike Plowden, Fábio Ribeiro, entre muitos outros. E os muitos filhos de albufeira como, Antonio Palmeira, Miguel Clemente, João Lázaro, Luis Modesto, Hélder Soares, Nuno Henrique, Nuno Penisga, João Palmeira, Tiago Monteiro, Tomás Barroso... Entre muitos outros. É um ciclo e uma história que termina, mas para uma boa causa..., melhorar a qualidade da instalação desportiva. O pavilhão Francisco Neves esta a sofrer uma remodelação interior para o bem dos nossos jovens e do basquetebol em Albufeira."
E o pessoal ligado ao Clube disse:
"Carla Ponte Moços.. Luis Miguel Modesto e Nuno Henrique...Vocês esta noite metem a nossa geração toda em lágrimas

Também faço parte da HISTORIA do S.L.Benfica...

A convite do meu filho fui hoje ao Museu do S.L.Benfica.
Dei por bem empregue o tempo. O  Clube é brilhante e o museu acima da média. Fiquei obviamente feliz por também fazer parte da história.