domingo, 27 de fevereiro de 2011

ACF (3x3)

Mais uma vez colaborei com a  ABL numa acção complementar de formação (ACF) abordando o tema : 3x3.
Junto os apontamentos dos mesmos para quem julgue ser útil.
3x3 ACF-Mrio Silva


http://www.scribd.com/full/49641525?access_key=key-fs4xlvv2csookqw9wff
3x3 ACF Perguntas




http://www.scribd.com/full/49641566?access_key=key-xul7d2u4k1cqooisf8x

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O trabalho sujo....




John O'Connor, treinador da  equipa de basquetebol de Holy Family University, segue as pisadas do  Bobby Knight (também famoso pelos excessos  verbais e  físicos com  alguns dos  seus jogadores).
A luta nas tabelas  é dura,  já todos o sabemos, mas não adianta exagerar...

Assim jogam os Iniciados (Sub 14) em Espanha.

As equipas  infantis (Sub 14) dos oito  classificados para a Copa del Rey: Real Madrid, Barcelona, Power Electronics, Blancos de Rueda Valladolid, Caja Laboral, DKV Joventut, Gran Canaria 2014 e Bizcaia Bilbao Basket disputaram a  Minicopa no  Polideportivo Magariños( a prova teve inicio em  2004 ). Três días de basquetebol no estado puro onde alinharam os novos   talentos e  futuras estrelas da ACB.



O nível é tão elevado que é impossível comparar. Contudo serve de exemplo e motivação para o trabalho de quem acredita que com seriedade e rigor é possível melhorar a qualidade da prática nos nossos jovens.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ensinar basquetebol em Gouveia...

A convite do Clube  Camões de Gouveia vou, dia 11 Março ,  mais uma vez,  dar um treino cujo tema é a Zona 2.3.
Um pouco por todo o país vou ajudando....quem quer ser ajudado.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Basketpt....

Ao longo dos anos tenho seguido a velha máxima : quanto mais ensino mais aprendo.
A convite do site http://www.basketpt.com/  respondi a algumas questões relativas ao ataque AASAA/DDM  e disponibilizei alguns apontamentos de uma matéria  a que tenho dedicado muito do meu tempo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma boa noticía.

Em tempo e local apropriado fiz eco da necessidade do basquetebol seguir o exemplo do Futebol e do Rugby com a implementação de projectos Sociais.
O apoio que a Compal/FPB vai dar ao filiado da ABL (Associação Cultural Moinho da Juventude) é um passo importante para a inclusão de jovens carenciados  que muito podem dar à modalidade. Faço votos que outros sigam este exemplo.


"No âmbito da segunda edição da Supertaça Compal, a Compal e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) vão visitar a Associação Cultural Moinho da Juventude no próximo dia 11 de Fevereiro, sexta-feira, às 15h, para a entrega de materiais e donativo com o objectivo de financiar o projecto de basquetebol desta associação.

A Compal e a FPB vão oferecer à Associação 50 equipamentos, 50 bolas e um cheque de 1.500 euros que vai permitir à Associação continuar o seu projecto de basquetebol com os jovens".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MegaAssociações já....

A crise e a nova realidade do país tem levado a alguns reajustes em todas as áreas :
O executivo  Camarário de Lisboa  alterou  radicalmente  a organização  da capital  reduzindo o número de freguesias  de 53 para 27.
Cerca de uma centena de escolas básicas e secundárias, entre as 1200 da rede pública, serão integradas em mega-agrupamentos-.
O Governo prepara-se para fazer o mesmo com os Municípios.

Estive recentemente em Trancoso e da conversa com os treinadores locais dei mais uma vez conta das dificuldades múltiplas e do isolamento a que são votados por quem de direito. A forma como estamos organizados não facilita quem quer trabalhar e desenvolver a modalidade. Não faz qualquer sentido termos tantas Associações  , algumas delas com poucos Clubes  e praticantes. A solução das -Mega/Associações   teria aqui todo o sentido. A prática mostra que é esse o caminho a seguir. Os Torneios Inter Associações realizados no Norte, o Torneio vale Tejo (realizado a Sul) e as presenças dos clubes da Associação de Setúbal nas provas do Mini da ABL são sinais  concretos que é possível agrupar para rentabilizar.
Mais equipas e  mais competição daria certamente  outra motivação a tantos treinadores que um pouco por todo o país tentam inverter o rumo da trajectória descendente  da modalidade. O problema das distancias já está resolvido (provavelmente até temos auto-estradas a mais…). Poupavam dinheiro em quadros técnicos e instalações. E ganhavam um basquetebol mais competitivo e organizado…

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Revista Digital...em Espanha

 A Federação  Espanhola de Baloncesto lançou esta  semana uma revista oficial, digital e gratuita denominada Tiro Adicional. 
Dado o interesse do tema consegui montar um doc. que anexo para consulta dos treinadores 


Feb


http://www.scribd.com/full/48050402?access_key=key-6mh2q781wl3y3lihmcs