sexta-feira, 13 de maio de 2011

Construir o futuro...


No dia 15 de Dezembro de 2010 escrevi no meu blogue a propósito da Maria Kosturkova:
“Na minha modesta opinião temos também  em Portugal alguns jovens   com talento . Como exemplo,  dos que conheço melhor  ,  o  Diogo Ventura (S.L.Benfica ), o Isaias Insaly (Queluz), a Simone Costa (S.L.Benfica) e um dia destes a Maria Kostrukova (SIMECQ) poderiam do mesmo modo jogar nos escalões superiores . Umas vezes   querem os treinadores  mas  não querem os dirigentes,  outras não querem os treinadores . Se   juntarmos também uma legislação que só complica  fica assim  mais difícil a evolução dos nosso jovens ."

Que a Maria Kostukova tem talento já todos o sabem . Se é por razões genéticas ou ambientais ou da interacção das duas , que a levam a mostrar habilidades pouco comuns a jovens da sua idade e estatura ,para o caso pouco importa . O que me parece fundamental é rentabilizar as  suas características antropométricas , as habilidades motoras e  a sua personalidade competitiva , em beneficio dela própria e do basquetebol nacional.
Na minha opinião não é necessário realizar qualquer tipo de testes para ver que estamos em presença de um atleta única . Acompanho com atenção e cuidado o seu desenvolvimento e o que já conseguiu fazer esta época só pode surpreender quem anda muito distraído.
Contudo ter talento não chega.
Dizem os entendidos que  leva tempo a “construir” um jogador (10 anos !) . A qualidade do treino , a competição a que está sujeito e o seu compromisso (esforço e dedicação ) com o jogo , condicionam as hipóteses de chegar à elite.
A actividade onde se insere a atleta pode ser limitativa na sua evolução .
Ao optar,  e bem , o SIMECQ pela subida de escalão , a atleta joga no escalão de Sub 16 com rendimento elevado .
O clube fez a opção correcta , já que esta competição é a mais adequada ás suas capacidades e aspirações .

Nas Festas, esteve naturalmente   em plano de destaque na vitória da ABL ( Sub 14) . O GT da ABL discutiu também a hipótese da sua passagem aos Sub16 . Optámos contudo por seguir  com a regulamentação vigente .
 Agora com  as provas Nacionais a chegarem ao fim , seguem-se as competições Internacionais.

 Já o disse várias vezes e volto de novo ao tema. Com passaporte nacional , faz todo o sentido incluir já a Maria Kosturkova na selecção Nacional de Sub 16.
Provavelmente nunca mais vamos ter uma jovem com estas capacidades na nossa modalidade e não podemos deixar cair esta oportunidade até porque felizmente temos mais jovens com qualidade .
À sua volta podemos  pois construir um futuro melhor para o basquetebol feminino

3 comentários:

Anónimo disse...

Facto: Houve atletas em Portimão de idade sub-14 a jogar em sub-16!!!

Mas a ABL decidiu que o titulo sub-14 era mais importante que o estimulo competitivo que seria para esta jovem jogar em sub-16!

Mais uma vez digo, muito fácil falar, muito difícil fazer...

Mas concordo com 2 pontos:
1-Alteração aos regulamentos nas subidas de escalões-urgente!

2- Esta atleta tem capacidade para ajudar a selecção nacional de sub-16!

Não pudemos é entrar em contradição do que dizemos com o que fazemos professor.... "Olha o que eu digo e não olhes o que eu faço"

Anónimo disse...

Não vejo qual o mal da atleta ter jogado em Sub 14 nas Festas. É realmente a melhor sub 14 do país e ajudou a conquistar o título.

Anónimo disse...

O problema é: onde estão as outras jovens que ajudariam esta a evoluir muito mais porque determinariam um quadro competitivo muito mais exigente e promotor de evolução, isto é, como vai a nossa captação, que plano de desenvolvimento?