quinta-feira, 24 de setembro de 2009

João Freitas à moda da Madeira...


O colega João Freitas (CAB) deu uma entrevista em que falou à moda da Madeira, isto é disse algumas verdades ...

Passo a citar as mais importantes :
" O panorama da competição parece-me, contudo, que em pouco se vai alterar. As dificuldades das equipas em arranjarem e desenvolverem projectos credíveis vai ser uma realidade. Penso que assistiremos em muitas equipas (mais uma vez) a uma cultura de quase sobrevivência."

"A crise não pode servir como desculpa para se fazer menos. Em tempos de crise é que se vêem as lideranças fortes e competentes. Na ausência destas então a crise far-se-á notar ainda mais. Mas penso que a crise em que nos encontramos é muito mais grave do que a crise económica geral. "

"A glória dos treinadores dos clubes de menor dimensão é contribuir para a valorização das suas equipas e dos seus jogadores. Porque títulos é cada vez mais difícil. Se neste processo os jogadores se valorizam, então temos parte da nossa missão cumprida. "

"Para mim essa sempre foi uma falsa questão. Vejam os plantéis das equipas da ACB. Espanhóis que são só campeões europeus e do mundo. E vejam a constituição das melhores equipas das melhores ligas europeias. Vejo que todos esses países já ultrapassaram isso. E nós aqui, coitadinhos dos portugueses, que a culpa dos nossos males é dos malvados dos estrangeiros. Haja paciência para tamanhas enormidades. Defendo e sempre defendi que competência não é nacionalidade e não é assim que quem quer ser jogador de basquetebol de alto nível vai trabalhar mais ou ser melhor.

"Isso prova o quanto baixámos nos nossos níveis competitivos. Hoje as competições europeias são vistas como mais uma despesa que os clubes têm em vez de projecção do seu nome e do Basquetebol do País que representam. Mais um exemplo do tão baixo que chegamos. E mais grave, dos treinadores nem um palavra sobre isso. Também não admira. São cada vez menos os que têm capacidade para dizer que sim ou que não " .

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vamos a Madrid


Tenho colaborado com todo o gosto no GT da A.B.L. na tentativa de dinamização do basquetebol em Lisboa. Trabalhámos muito na última época e muita coisa já mudámos. Sei que este é um trabalho de paciência porque os resultados levam tempo , mas vão aparecer e Lisboa vai voltar a ser a Associação de referência. Agora vamos a Madrid para aprender com quem sabe. Uma boa oportunidade não só para dar novas e competitivas experiências aos nossos jovens jogadores mas também para tentar estabelecer uma parceria que pode ser determinante para a evolução da modalidade na capital.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Todos os Drills do DDM ...


Já consegui colocar todos os drills do ataque DDM no meu site
http://www.eteamz.com/sites/mariosilva/

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jogo sujo...



Vale tudo ou é falta antidesportiva?

sábado, 12 de setembro de 2009

Uma medida inteligente da F.P.B.


Em Junho deste ano escrevi no meu blogue que :
"Em Portugal temos nas equipas de Formação alguns atletas africanos de qualidade . O trabalho que venho desenvolvendo na A.B.Lisboa dá-me agora um conhecimento profundo dos talentos que vão despontando para a modalidade. O jovem Isaías Insaly é , na minha modesta opinião , o atleta da sua idade com maior potencial . Assim faz-me alguma confusão, e já o disse a quem de direito, o facto de não integrar qualquer CAR. No recente Torneio da Amadora ficou claro , mesmo para quem anda distraído, que o jovem tinha lugar na selecção nacional Sub 16 , para não ir ainda mais longe. Tratar da obtenção da nacionalidade portuguesa deveria ser uma das principais prioridades , digo eu …

Fiquei agora a saber que o Isaias vai para o CAR.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O treino fisico de St. Anthony's



A época já se iniciou e é tempo do treino físico. Junto um curioso vídeo de uma famosa escola norte-americana. Como é normal o aviso nalguns filmes : "Não repitam os exercícios " , nomeadamente o primeiro, sob pena de terem à perna os encarregados da educação...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais Drills do DDM/AASAA (Parte 2)


Estive na semana passada na acção de Formação da ENB em Coimbra. Um regresso à escola com o objectivo de leccionar os cursos de treinadores em Lisboa. Fiquei com algumas reservas em relação a alguns dos temas apresentados. Como não fiquei esclarecido vou apresentar , como foi proposto, as minhas dúvidas a quem de direito.
Ainda tive tempo de inserir no meu site (www.eteamz.com/sites/mariosilva) a 2ª parte dos Drills do DDM.

sábado, 5 de setembro de 2009

O meu amigo Kaner


Na minha carreira de treinador quase sempre consegui recrutar jogadores norte americanos a baixo preço e de boa qualidade como por exemplo: Justin Bayley, Corey Osinsky, Steven Downey, Tom Hovasse e Troy Mckoy entre muitos outros. O grande responsável por tal recrutamento foi sempre o meu amigo Richard Kaner (agente de jogadores )que de San Juan (Porto Rico) , onde está a assistir à Fase Americana de apuramento para o Mundial , me enviou uma foto ao estilo de Indiana Jones...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O papel do treinador.


Como é normal nesta época do ano estou na altura de arrumar papeis e a dar uma volta ao escritório. Entre o muito material relativo ao basquetebol que tenho encontrei um escrito de 2005 (T.Lima/J.Araujo ) que mais do que nunca está actual. Passo a transcrever parte desse documento :
“Recuperar os treinadores para a primeira linha do desenvolvimento da modalidade é o lema de quem pretende contribuir para a formação de treinadores e professores através dos ensinamentos de conceituados técnicos. De acordo com os promotores da iniciativa, o actual momento da modalidade, caracterizado por decréscimo de qualidade do nível de jogo quer no que respeita à principal Liga (Liga TMN), quer nos restantes níveis de prática, causa profunda preocupação e torna urgente uma intervenção de fundo que permita a recuperação da modalidade para uma via de desenvolvimento.
Os desafios que o Basquetebol enfrenta na actualidade decorrem, em grande medida, do quadro de desmotivação que caracteriza a preparação de jovens atletas num contexto de ausência de referências válidas no que concerne ao treino e formação com vista ao alto rendimento desportivo – a renovação de valores é praticamente inexistente na nossa liga e os resultados no confronto internacional de clubes e selecções regrediram para níveis de um passado distante (anterior á criação da Liga profissional, em 1994).
A perda de protagonismo dos treinadores nos últimos dez anos, constitui, na opinião destes técnicos a principal razão dos resultados entretanto verificados. Impõe-se, por isso, retomar o percurso encetado por treinadores de Basquetebol na linha de actuação que, em tempos, levou à criação dos cursos de formação de forma pioneira no desporto português e no qual o Prof. Teotónio Lima assumiu decisivo protagonismo. Para que treinadores conscientes e preparados recuperem a linha da frente da modalidade é de transcendente importância a formação de treinadores no futuro desenvolvimento do Basquetebol Português.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"Doutorado" em DDM...


O tema relativo ao ataque AASAA ou ao DDM tem sido por mim estudado com detalhe. Diria mesmo que estou apto a defender uma tese de Mestrado na matéria. Como não gosto de guardar nada para mim, e como continuo a acreditar que quanto mais dou mais aprendo e me mantenho motivado vou publicar a colectânea dos drills do referido ataque. Como é normal nos meus documentos este também é extenso, o que me vai obrigar a publicar o mesmo por partes. Assim podem encontrar no meu site
http://www.eteamz.com/sites/mariosilva/ a 1ª parte.