segunda-feira, 29 de junho de 2009

O basquetebol de regresso à RTP


Quem me conhece sabe bem o que sinto por estar fora do basquetebol activo. O trabalho na A.B.L. e na minha escola (CJAR) é gratificante mas sabe a pouco para quem investiu toda uma vida na modalidade.
Com o regresso da RTP ao basquetebol ,nos Jogos da Lusofonia ,vou voltar a comentar na televisão , tentando explicar o jogo a quem o não conhece bem.
Jogos em Almada (Masculinos) entre os dias 14 e 19 de Julho.

Clinic ABL 2009 no Lumiar



Esta semana vou participar no Clinic da A.B.Lisboa.
Uma boa oportunidade para explicar o que temos vindo a fazer com as selecções Distritais.
No final vou entregar um CD com o Playbook das selecções e o material abordado no Clinic. Como venho fazendo faz muitos anos não guardo nada para mim. Sei que quanto mais dou aos outros mais aprendo...

sábado, 27 de junho de 2009

Os espanhois não dormem...



A 15 de Junho escrevi neste blogue algo que me preocupa como treinador: o facto de quem de direito andar distraído com o jovem Isaias Insaly , o atleta com maior potencial da geração de 95. Disse também que os espanhóis não dormem. A prova está nas noticias que nos chegam hoje e que dão conta que : Rafael Freire Luz , El Hadji Malick Fall (Unicaja) e Vanessa Ble Doukole (CB Islas Canarias) adquiriram a nacionalidade espanhola por decisão do Conselho de Ministros.
Rafa Freire nasceu em São Paulo (Brasil), Hadji Malick Fall en Yeumbeul (Senegal), mede 2.10 m e Doukole Vanessa Ble, é proveniente de Treichville/Abidjan (Costa de Marfil). A concessão da nacionalidade espanhola por decreto a desportistas de alto nível é algo frequente no país vizinho. Em 2008 conseguiram oito atletas e 2009 já obtiveram o mesmo estatuto seis .

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson



Não sou grande apreciador de Michael Jackson mas junto um video em sua homenagem.
Magic Johnson também aparece no filme "Remember the Time"

O treino de Blake Griffin


O Justin é campeão e MVP


Ao longo dos anos quase sempre recrutei bons e baratos jogadores norte americanos.
O pequeno Justin Bailey que um dia marcou 60 pontos à Ovarense ficou na memória de todos nós .
Tem dado a volta ao mundo e agora acaba de se sagrar campeão e MVP da Nova Zelândia (Waikato Pistons).

quarta-feira, 24 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Apanhados no basquetebol.

Jovem faz 'cesto' incrível em basquetebol (com vídeo)
Um jovem norte-americano, do Ohio, marcou um 'cesto' incrível na sua escola. A expressão "ver para crer" aplica-se na perfeição a este lance. Aaron Shutway é um miúdo normal, que tem os seus hobbies, como qualquer jovem da sua idade. No entanto, depois do 'cesto' incrível que marcou no ginásio da sua escola, o jovem do oitavo ano deve ser o ídolo dos seus colegas de turma.
Ao melhor estilo dos concursos da NBA, Aaron fez um 'flip' e, praticamente do lado oposto do campo, lançou a bola certeira.




Mais detalhes da selecção espanhola...


No artigo anterior fizemos referência à transição da selecção de Espanha (tradução do artigo de Rafa Santos ), agora recorrendo ao mesmo site , vamos analisar as vantagens criadas por Ana Montañana a jogar de 4 ou de Alba Torrens a alinhar a 3, duas jogadoras com muito talento .
Ana Montañaña , mede 1.86m , não sendo muito alta para jogar dentro é rápida , tem um bom tiro exterior , uma boa capacidade de atacar o cesto e boa leitura de jogo.
As espanholas sabem explorar os seus pontos fortes e tiram clara vantagem da superioridade de Ana Montañana a jogar no perímetro.
Com este objectivo, Espanha repete habitualmente um sistema de jogo em que coloca os dois postes do mesmo lado ,evitando assim as ajudas defensivas a partir das jogadoras interiores . Cria também muito espaço para a jogadora interior (similar ao jogo da equipa masculina com Garbajosa aberto e Pau Gasol na zona) . A jogadora 4 recebe a bola quase sempre em vantagem e pode ameaçar com tiro ou com penetração . Por outro lado fica muito espaço na zona para que 5 possa carregar no ressalto ofensivo , já que uma das defesas altas está praticamente na linha de três pontos defendendo a 4.

Na montagem de vídeo numa das jogadas Ana Montañana joga no perímetro ,e noutra joga Laura Nicholls . As opções são diferentes dadas as características das jogadores . Assim enquanto a primeira lança no perímetro , a segunda opta por mudar o lado da bola o que permite uma boa penetração em drible.

Vejamos o video:

terça-feira, 16 de junho de 2009

Correr como filosofia...

Alguns detalhes do jogo da selecção Espanhola Feminina a participar no Eurobasket de Letonia(Rafa Santos).


O jogo da equipa espanhola está baseado em dois conceitos :

- Uma boa defesa individual, com muitas ajudas e muito bem estruturada.

- Um importante jogo de contra ataque e transição a partir do qual a equipa obtêm elevado número de cestos fáceis

Para a equipa de Espanha jogar rápido não é uma arma mas sim uma filosofia de jogo, A primeira opção é sempre sair rápido para ganhar vantagens ao chegar á linha de 3 pontos oposta. Uma vez chegada a essa posição decidem de devem ou não atacar o cesto procurando correr riscos . A ideia base passa não só por marcar cestos fáceis mas também por manter um ritmo de jogo rápido e agressivo.

Dentro deste esquema de jogo rápido Espanha tira vantagens em várias situações :

- Ana Montañana jogando a 4 sai com una velocidade incrível para o contra ataque .
- Todas as jogadoras exteriores têm bom manejo de bola e podem sair em drible para o contra ataque, inclusive Ana Montañana.

- As jogadoras exteriores são importantes no ressalto defensivo contribuindo positivamente para a defesa e ajudando as jogadoras interiores o que dá segurança ás jogadoras que não estão implicadas no ressalto para poderem correr rapidamente para o meio campo oposto .

Esta ideia de jogo rápido, de assumir riscos , de ser agressivo no ataque deveria provocar um elevado número de perdas de bola o que não acontece com as espanholas que interpretam bem este modelo de jogo , como se pode ver no filme .


Assim...sim



segunda-feira, 15 de junho de 2009

Digo eu...



Ao ler noticias do campeonato Espanhol de Cadetes Femininos fiquei surpreendido, ou talvez não, pelo facto da equipa das Canárias ter nas suas fileiras duas atletas gigantes provenientes de África : a nº 13 Bineta Ndoye , com 1,96m , e a nº 19 Astou Barro Ndour , com 1,95m.



Em Portugal temos também alguns atletas africanos de qualidade nas equipas de Formação. O trabalho que venho desenvolvendo na A.B.Lisboa dá-me agora um conhecimento profundo dos talentos que vão despontando para a modalidade. O jovem Isaías Insaly é , na minha modesta opinião , o atleta da sua idade com maior potencial . Assim faz-me alguma confusão, e já o disse a quem de direito, o facto de não integrar qualquer CAR. No recente Torneio da Amadora ficou claro , mesmo para quem anda distraído, que o jovem tinha lugar na selecção nacional Sub 16 , para não ir ainda mais longe. Tratar da obtenção da nacionalidade portuguesa deveria ser uma das principais prioridades , digo eu …

Lakers novamente....

domingo, 14 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Kobe uma boa ajuda para Jackson

O papel de Kobe Bryant  nos Lakers é cada dia mais importante o que levou o antigo jogador Alonzo Mourning a questionar o  trabalho no banco do Coach Phil Jackson .

“Na verdade , Phill  não precisa fazer nada. Pede apenas os descontos de tempo ", disse Mourning.




Quem  já teve oportunidade de ver o filme de Spike Lee e quem segue atentamente os jogos da Final da NBA  observa que Kobe está agora mais preocupado com a equipa e com a comunicação com os companheiros do que em anos anteriores.

Para um treinador como Phill Jackson é gratificante ver que o jogador finalmente atingiu a maturação. Agora sim , ele é a figura principal. 

Kobe Bryant  ao longo da sua carreira teve tempos de imaturidade, cometeu erros, mas agora está no seu verdadeiro  lugar  de  líder. Ele exige de seus companheiros, e crítica construtivamente. Já entendeu que a sua capacidade de influenciar o jogo vai muito além do facto de marcar muitos pontos.



quarta-feira, 10 de junho de 2009

1 a 2

terça-feira, 9 de junho de 2009

2 a 0

sexta-feira, 5 de junho de 2009

NBA Final 2009.Lakers com nova estratégia…


Os Lakers e Phil Jackson  são conhecidos pelo seu ataque dos Triângulos . Em tempo de “Play Off”  a  equipa de Los Angeles surpreendeu tudo e todos ao abandonar  o seu padrão habitual  de ataque .

Que Bryant  é a figura da equipa,  e que tudo passa por ele , já todos sabíamos . Tem total liberdade para criar no ataque dos Triângulos os seus lançamentos . Contudo é sabido que a surpresa é determinante nos “Play off” . Assim o plano de jogo teve alguns ajustes que se revelaram importantes: jogador de 1x1 no sentido clássico Kobe ganha normalmente claras vantagens tanto no perímetro como no interior . No jogo nº 1 o resultado foi semelhante ( marcou 40 pontos e a equipa ganhou por 25) mas obtido de forma um pouco diferente.Para surpreender os Magic o base usou e abusou das penetrações em drible com a ajuda de  um simples “ high pick-and-roll”.

Os  Lakers são uma equipa versátil com jogadores como Gasol, Lamar Odom, Walton  e Bryant que têm habilidade para desempenhar  vários papeis no ataque. Ao contrário da maioria das equipas da NBA que vivem dos isolamentos ou do “pick-and-roll” os candidatos ao título são uma equipa com outros argumentos .  As grandes equipes são flexíveis  e fazem as adaptações necessárias para chegarem às vitórias . Bryant e o “coach” Phil Jackson são muito metódicos e nada fazem ao acaso.